Início Trabalho CONHEÇA A SITUAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO EM SJDR, BARBACENA E REGIÃO...

CONHEÇA A SITUAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO EM SJDR, BARBACENA E REGIÃO NOS PRIMEIROS MESES DE 2020

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Conforme publicado pelo Notícias Gerais, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do mês de junho, indicam que, apesar do saldo continuar negativo, houve uma redução no número de postos de trabalhos extintos em São João del-Rei e Barbacena.

Mas o mesmo ocorreu em outras cidades das respectivas microrregiões, em que os índices foram menores. Confira!

Design: Lucas Maranhão.

Em Tiradentes, o acumulado da primeira parte do ano é de menos 317 postos de trabalho com carteira assinada. Somente no mês de junho foram registradas 14 contratações e 36 demissões, ou seja, 22 postos de trabalho não preenchidos.

Já em Santa Cruz de Minas, apesar da perda de postos de trabalho em junho ter sido de 7, no acumulado do ano, a cidade já registrou menos 110 postos de trabalho formais, segundo o Ministério da Economia.

São Tiago, por sua vez, apresentou um número positivo na criação de empregos no mês de junho deste ano: foram 27 contratações versus 25 desligamentos. Apesar disso, segundo o Caged, a cidade perdeu 99 postos de trabalho no primeiro semestre de 2020.

A situação de Barroso é parecida, mas ainda mais confortável. A cidade aumentou o número de postos de trabalhos formais durante o ano. Já foram criadas 28 novas oportunidades de emprego em 2020. No mês de junho, foram demitidos 56 trabalhadores e contratados outros 58.

Em Dores de Campos, no entanto, a situação é delicada. Dos 45 postos de trabalho perdidos em 2020, 20 deles foram registrados em junho, ou seja, 44,44% do total. No último mês do primeiro semestre do ano, a cidade contratou 11 trabalhadores, mas demitiu 31. 

Geração de empregos

Em outras cidade da macrorregião Centro-Sul é possível perceber com a ampliação, mesmo que sutil, nos postos de trabalhos. Um dos destaques é a cidade de Nossa Senhora dos Remédios, com pouco mais de 10 mil habitantes, que criou 50 novos postos de trabalho em 2020, doze deles em junho.

A cidade de Prados também registrou um aumento nos postos de trabalho formais. Foram 27 contratações e 21 desligamentos no mês de junho, ou seja, mais seis postos de trabalho. Nos seis primeiros meses de 2020, a cidade gerou 45 novas oportunidades de emprego.

Lagoa Dourada também apresenta 45 postos de trabalho criados no acumulado do ano. Somente no mês de junho foram 17 admissões e nove desligamentos, o que torna o saldo mensal positivo.

O município de Antônio Carlos criou 17 novos postos de trabalho somente no mês de junho. Durante os seis primeiros meses do ano foram criadas 24 novas oportunidades de emprego, uma vez que as contratações formais foram 189 e as demissões foram 165.

Durante o ano, outras cidades que tiveram um número de contratações maior que o de demissões foram Madre de Deus de Minas, Coronel Xavier Chaves, Piedade do Rio Grande, Alfredo Vasconcelos e Ressaquinha.

Nas cidades de Caranaíba e Desterro do Melo, o número de postos de trabalho se manteve estável, ou seja, houve o mesmo número de demissões e de contrações durante o ano. 

Imagem: Lucas Maranhão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui