Início Gerais Cotidiano COVID-19: ENFERMEIRA DO COMITÊ DE SJDR EXPLICA FLUXO DE ATENDIMENTO AOS PACIENTES

COVID-19: ENFERMEIRA DO COMITÊ DE SJDR EXPLICA FLUXO DE ATENDIMENTO AOS PACIENTES

Imagem: reprodução / Sinds UFSJ e Adufsj

Redação
Notícias Gerais

Durante live realizada nesta quinta (2), a enfermeira e membro do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em São João del-Rei, Priscila Peixoto, explicou como funciona o fluxo de atendimento aos pacientes notificados no município.

Ela revela que, no início da pandemia de Covid-19, a articulação desse processo em São João del-Rei “começou do zero, sem recurso financeiro destinado para isso (coronavírus) e até mesmo ser expertise dos profissionais de saúde para este tipo de trabalho”.

Priscila destaca que, como a cidade é polo microrregional, as unidades hospitalares de São João del-Rei receberem pacientes de outras cidades vizinhas, o que tornou a criação do fluxo mais complexa.

A enfermeira esclarece que todos as 18 unidades de Programa de Saúde da Família (PSF) e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) são portas de entrada para verificação de riscos de Covid-19.

Além disso, ela lembra que houve uma troca recente do local de um outro centro de triagem: o Centro de Especialidades Médicas (CEM) que fazia o atendimento inicial dos pacientes desde o início de maio, não atua mais como centro de triagem. O novo espaço destinado é a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Matozinhos.

“Essa porta de entrada (de pacientes na UBS do Matozinhos) funciona nos horários em que os PSFs estão fechados: de segunda à sexta-feira, de 19h às 7h da manhã; sábado, domingo e feriado, 24 horas”, expõe. “Nossa cidade está toda com portas de entradas não só para (os moradores do) nosso município, mas também para a microrregião, com 255 mil habitantes, aproximadamente “, completa Priscila.

Ela apresenta que, assim quando chega em alguma dessas portas de entradas, o paciente passa por uma classificação de riscos e será encaminhado para o médico, se for necessário, indicar qual a conduta do atendido dentro do centro de triagem.

“Ou esse paciente retornará para casa, onde ficará em observação e de quarentena, ou esse usuário (do sistema de saúde) será encaminhado para alguma porta de entrada da área hospitalar: Santa Casa ou Hospital das Mercês”, diz.

“O fluxo foi criado já com a doença em curso e com o problema (da pandemia) já instalado. […] É como ‘trocar pneu com o carro andando’. Então isso torna muito mais difícil o trabalho de prevenção, tratamento ou diagnóstico de qualquer doença”, comenta a enfermeira, que trabalha na Secretaria de Saúde da Prefeitura de São João del-Rei.

Covid-19 em SJDR

Segundo boletim epidemiológico desta sexta (3), São João del-Rei passa a registrar 248 casos confirmados de Covid-19: são seis infectados a mais do que indicado no boletim de quinta (2).

Entre os novos testes positivos, dois são de moradores do bairro Senhor dos Montes. Já Alto das Mercês, Bom Pastor, Vila Santa Terezinha e Centro identificaram um caso a mais nas respectivas regiões.

Ao todo, seis pessoas já morreram por causa da doença e outras 77 estão recuperadas.

Em 24 horas, o número de casos descartados passou de 690 para 696.

Pacientes hospitalizados

Segundo o documento emitido nesta sexta (3), doze leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dois leitos clínicos estão ocupados nas unidades de saúde de São João del-Rei.

A Santa Casa de Misericórdia possui seis pacientes internados, dos quais três têm a Covid-19 e um está usando aparelho de ventilação mecânica – popularmente chamado de “respirador”.

Além desses, os leitos clínicos utilizados são de pacientes no setor pediátrico da Santa Casa.

Já o Hospital Nossa Senhora das Mercês está com seis pacientes. Desses, quatro estão utilizando respiradores e quatro estão com o novo coronavírus.

Para assistir a transmissão

Conforme publicado pelo Notícias Gerais, a live foi realizada pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de São João del-Rei (Adufsj) e pelo Sindicato dos Servidores Técnicos-Administrativos da UFSJ (Sinds UFSJ).

Participaram do debate o professor do curso de Medicina da UFSJ e membro dos Comitês de Enfrentamento à Covid 19 da universidade e do município de São João del-Rei, Américo Calzavara Neto; a professora do curso de medicina da UFSJ e coordenadora da sala de formação do Observatório da Saúde Coletiva, Carmen Marques Lopes; a enfermeira e membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de São João del-Rei, Priscila Emanuele Peixoto; a coordenadora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da UFSJ e membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 São João del-Rei, Tatiana Miranda, e a vice-presidenta da Adufsj e membro do comitê de enfrentamento à Covid-19 da UFSJ, Ana Pimentel.

Caso queira assistir ao encontro virtual, pode acessar o Facebook ou YouTube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui