Início Gerais Cotidiano COVID-19: PREFEITO NIVALDO ANDRADE PLANEJA FAZER CONSULTA PÚBLICA SOBRE REABERTURA DO...

COVID-19: PREFEITO NIVALDO ANDRADE PLANEJA FAZER CONSULTA PÚBLICA SOBRE REABERTURA DO COMÉRCIO

Foto: Scarlet Freitas

André Frigo e Arthur Raposo Gomes
Notícias Gerais

Nesse sábado (11), durante transmissão ao vivo (live) realizada por uma rede social, o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL), anunciou que vai fazer consultas ao Ministério Público, comerciantes locais e médicos, além da própria população, sobre a possibilidade da reabertura do comércio na cidade.

De acordo com o prefeito, já existe um certo relaxamento da população e que, portanto, ele vê a possibilidade de que as lojas abram das 9 às 13 horas, permitindo a entrada de – no máximo – duas pessoas de cada vez. Os lojistas teriam, também, a obrigação de fornecer álcool em gel e máscara para todos os consumidores que tivessem acesso ao estabelecimento.

Imagem: Reprodução – Rede Social

Em sua fala, Nivaldo não esclarece se os comerciários (ou seja, os funcionários dos estabelecimentos) seriam escutados ou não e em que condições de segurança eles iriam trabalhar.

Da mesma forma, o prefeito não dá informações de que maneira a integridade das pessoas dos grupos de riscos seria garantida – principalmente porque, a exemplo do que acontece em todo o país, existe uma subnotificação dos casos de Covid-19. Essa defasagem nos resultados dos exames do coronavírus impede que se possa fazer uma avaliação mais correta dos riscos a que a população está exposta.

Assista ao vídeo na íntegra:

Vídeo: Reprodução – Rede Social

Prefeito divulga a chegada de mais três respiradores

Um dos motivos alegados por Nivaldo para fazer a consulta sobre o relaxamento da quarentena foi a chegada de mais três respiradores para São João del-Rei. O prefeito afirma, no vídeo, que dessa forma, três respiradores iriam para Santa Casa de Misericórdia e outros três iriam para o Hospital Nossa Senhora da Mercês.

Questionado, na manhã deste domingo (12), sobre o assunto pela reportagem do Notícias Gerais, o secretário de Saúde de São João del-Rei, José Marcos Ferreira de Andrade, declarou que ainda não tinha posicionamento sobre a questão e que entraria em contato com a equipe do portal assim que tomar uma posição.

Reação na comunidade local

Assim que o comunicado foi feito por parte de Nivaldo, parte dos moradores de São João del-Rei ficaram preocupados com o possível relaxamento do isolamento social e iniciaram um abaixo-assinado online contra a hipotética decisão do Executivo Municipal (disponível aqui).

Entre os argumentos levantados estão o fato da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendar o distanciamento como forma de diminuir as chances de proliferação da doença; além de que, a “provável reabertura do comércio seria imensamente prejudicial, pois incentivaria aglomerações e pessoas nas ruas, como já vem acontecendo nas unidades que estão autorizadas a funcionar como supermercados, lotéricas, açougues, etc.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui