

Redação
Notícias Gerais
O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São João del-Rei (Sindserv), Waldonier Trindade, encaminhou ofício nesta sexta (3), para a prefeitura solicitando que sejam disponibilizados testes para todos os servidores que trabalham no prédio da administração municipal.
O motivo indicado por Waldonier é o fato de que uma funcionária testou positivo para a Covid-19. Segundo informações, ela teria voltado de férias e – após dois dias trabalhando – foi diagnosticada com a doença. Isso teria ocorrido no início da semana.


Procurada pela reportagem do Notícias Gerais, a secretária municipal de Governo e Gabinete, Adriana Rodrigues, alega que só teve acesso ao ofício do sindicato através do Facebook, porém que já havia tomado providências quanto ao caso.
Justificativas da Prefeitura
“Eles mandaram esse ofício hoje (sexta, 3), só que eu já solicitei – desde o dia que a funcionária foi diagnosticada, já tem dois, três dias me parece, os testes à Secretaria de Saúde, que já disponibilizou”, afirma Adriana. “Entretanto, ainda não foram feitos os testes nos funcionários porque só no prédio da prefeitura são 135 colaboradores. Aí eles estão montando uma equipe lá na Saúde para testar todo mundo do prédio da prefeitura. E eu pedi para o prédio da Secretaria de Finanças, (que fica) em frente também”, declara a secretária.


Adriana alega que a iniciativa de fazer os testes ocorreu antes da solicitação do Sindserv. “Não é porque o sindicato pediu não, porque já tem uns três dias que eu solicitei para a Secretaria de Saúde. No mesmo dia que eu recebi a notícia da funcionária, eu fiz um ofício solicitando. E o secretário me respondeu prontamente e ainda me pediu para incluir o prédio da Secretaria de Finança”, pontua.
Servidores municipais estão assustados
Para o presidente do sindicato, os funcionários lotados no prédio da Prefeitura de São João del-Rei estão assustados e temerosos de estarem correndo risco pela hipótese de trabalharem ao lado de colegas que estão infectados pelo novo coronavírus. Na visão de Waldonier, a administração municipal já teve tempo hábil para resolver a questão da testagem dos servidores municipais.
Sobre a previsão de testagem dos servidores, Adriana argumenta que “está dependendo agora dos funcionários da epidemiologia da Secretaria da Saúde. Mas vai acontecer nesta semana. É porque eles estão com poucos enfermeiros que fazem esse teste. Para fazer o teste, a pessoa tem de ser treinada e eles fazem teste na cidade toda”.
Outro motivo alegado pela secretária de Governo está nas características dos testes rápidos para detectar a Covid-19. Ela esclarece que é preciso, no mínimo, sete dias entre o contato com a pessoa infectada pelo coronavírus e a realização da testagem para, assim, evitar o falso negativo.
“Teste rápido só dá positivo depois de sete dias. Mesmo que você esteja com Covid-19, só dá positivo depois de sete dias. Por isso que quando o secretário me falou que provavelmente (a testagem dos servidores da prefeitura) seria semana que vem, eu não me preocupei por isso. Porque até dá tempo de que se alguém foi infectado pelo Covid, seja diagnosticado com o teste. Se você testa no dia seguinte, vai dar negativo independente da pessoa estar infectada ou não”, relata Rodrigues.
“Provavelmente os testes devem acontecer terça (7) ou quarta-feira (8) da semana que vem”, aponta a secretária.