Início Gerais Cotidiano COVID-19 TODAY: PLATAFORMA VIRTUAL CONCENTRA DADOS ATUALIZADOS SOBRE A PANDEMIA NO MUNDO

COVID-19 TODAY: PLATAFORMA VIRTUAL CONCENTRA DADOS ATUALIZADOS SOBRE A PANDEMIA NO MUNDO

Covid-19 Today mostra dados atualizados da Covid-19 no mundo.
(Imagem: Reprodução)

Kamila Amaral
Notícias Gerais

O número de infectados pela Covid-19 no mundo já ultrapassava a marca dos 4 milhões nesse domingo (10). Os números assustam e, com as atualizações constantes, às vezes é difícil acompanhá-los. Pensando nisso, dois amigos criaram o site Covid-19 Today.

Ao entrar na plataforma elaborada por Vinícius Lima e Sena, microempresário e estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Leonardo Magno Ribeiro de Carvalho, desenvolvedor e estudante do curso de Sistemas para Internet, o usuário encontra uma versão do globo terrestre e basta clicar em um país ou território para ter acesso às informações atualizadas sobre a Covid-19 naquele local. 

Atualização de dados

O site é atualizado automaticamente, de hora em hora, com dados da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos. “São os números usados por veículos de comunicação em todo o mundo”, afirma o desenvolvedor do site, Leonardo Carvalho.

Ele conta que o desenvolvimento do projeto teve início no final de março e que em 18/4 foi lançada uma primeira versão do site. “O processo de desenvolvimento ainda está em vigor e com o intuito de deixar as informações mais claras para o usuário, a página passa por constantes mudanças e atualizações”, explica Carvalho. 

Dados confiáveis

A premissa do site é fornecer dados confiáveis sobre a pandemia. “Em um momento onde ficção vira argumento e cada vez mais se ignora a ciência e os fatos, o vírus e suas consequências parece ser subestimados pela maioria das pessoas”, comenta Vinícius Sena, um dos idealizadores do projeto.

Outro objetivo do Covid-19 Today é aproximar os usuários do site a projetos de ajuda humanitária que auxiliem as pessoas mais vulneráveis às consequências da doença. Para isso, no site existe um espaço para a divulgação de projetos de ajuda humanitária com o link para o usuário poder conhecer e ajudar cada um deles. 

Cenário mundial

Para além dos números em si, a análise dos gráficos nos países disponibilizados no site permite conectar as medidas e discursos adotados pelos diferentes governos com o impacto causado nas curvas da doença.

“Uma análise simples dos gráficos mostra que países onde o isolamento é mais respeitado e a população é mais consciente têm curvas com a subida menos acentuada e, portanto, estão em um cenário mais otimista. Por outro lado, países onde o isolamento é menos rigoroso e a população menos consciente, têm curvas com crescimento alarmante”, revela Sena.

Para os desenvolvedores do projeto, o Brasil se encaixa nesse último bloco. “Com o governo adotando discursos e políticas que vão contra a ciência e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a curva de novos casos se acentua a cada dia e o país parece caminhar a passos largos para se tornar o epicentro da doença no mundo”, finaliza Carvalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui