Redação
Notícias Gerais
Padre José Nacif Nicolau, assessor canônico da Diocese de São João del-Rei, afirmou, em entrevista ao Notícias Gerais, nesta quarta-feira (22), que a pandemia de Covid-19, provocada pelo coronavírus, não é, de modo algum, ira de Deus e, mesmo sem missas, o autêntico cristão deve fazer seu papel durante toda a semana, que é manter-se em isolamento social o maior tempo possível, sair somente para urgências, de máscara e lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool em gel.
O melhor a fazer, segundo ele, não é seguir a cabeça de negacionistas, que ignoram o potencial ofensivo do coronavírus. Para o padre, o presidente do país, Jair Bolsonaro, e o dos Estados Unidos, Donald Trump, com seus discursos negacionistas, levaram os dois países ao topo da lista dos mais atingidos pela pandemia.
Nos EUA, mais de 144 mil norte-americanos já morreram. No Brasil, mais de 81 mil. O melhor a fazer, diz Nacif, não é tomar Cloroquina ou Ivermectina e sim respeitar as regras de barreira. Não é hora, na visão dele, de esperar tudo de Deus, porque o ser humano tem que fazer sua parte, acompanhar as orientações ditadas pela ciência.
Mais alto astral e menos sexta-feira da paixão
Ele também sugere mais alto astral para lidar com as barreiras impostas pela pandemia, ao invés de viver em uma eterna “Sexta-feira da Paixão”. Acredita que o ideal é esperançar: ter esperança, mas não esperar sentado, e sim cumprindo as regras da saúde.
Ele acha uma “besteira danada” tomar vermífugos e ir atrás de ilusões, diz se referindo à Ivermectina e Cloroquina.
Para quem está com saudade de ir a missas, já que estão todas suspensas em modo presencial, o assessor canônico sugere procurar as redes sociais das paróquias. O Notícias Gerais apurou que todas estão celebrando virtualmente. Ao todo são 42 paróquias em SJDR. Agendas delas constam nas redes de cada uma, Facebook ou Instagram.
A catedral Basília de Nossa Senhora do Pilar tem missas remotas aos domingos às 18h. Agenda católica está toda reformada, adaptada à transmissão remota, para o momento que impede aglomerações. Mais informações no site da Diocese de SJDR, clicar aqui.