Início Gerais Cotidiano DISCUTINDO OS RISCOS DA COVID-19 NAS CIDADES DO INTERIOR, SUPERLIVE DO NOTÍCIAS...

DISCUTINDO OS RISCOS DA COVID-19 NAS CIDADES DO INTERIOR, SUPERLIVE DO NOTÍCIAS GERAIS TEM RECORDE DE PÚBLICO

Mediada pela jornalista Najla Passos, superlive do NG contou com a presença de prefeitos da região.
(Imagem: Notícias Gerais)

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Até a tarde desta terça (28), a superlive promovida pelo Notícias Gerais, na noite de segunda (27), conta com 2,8 mil visualizações no Facebook e 214 no YouTube. Para além do número de views, o debate gerou grande engajamento do público nas redes.

Contando com a participação do prefeito de São Tiago, Denilson Reis; do médico infectologista, Herbert Fernandes; da secretária de Saúde de Barbacena, Marcilene Dornelas; do presidente do Consórcio Intermunicipal das Vertentes (Cisver) e prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca; e do advogado e presidente da Associação dos Movimentos Sociais, Moradores e Amigos de São João del Rei (Ammas Del-Rei), Rodrigo Picon, o debate teve como tema “os riscos da interiorização da pandemia da Covid-19 no Campo das Vertentes”.

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

O advogado e presidente da Ammas del-Rei, Rodrigo Picon destaca a importância da live visto que inúmeros pontos importantes foram discutidos, pelas autoridades públicas de outros municípios. “Para o pessoal de São João del-Rei e como população na qual me encontro, foi extremamente importante as falas da secretária de Saúde de Barbacena e, principalmente, dos prefeitos de São Tiago e Barroso – que também é presidente da Cisver – porque estes trouxeram a real situação da cidade, como quantidade de respiradores, quem está comprando e pagando, de fato, por eles”, declara à reportagem.

Picon acredita que o debate foi útil para que todos possam entender a gravidade da atual situação no Campo das Vertentes, os cuidados as quais são indispensáveis para evitar o contato com o novo coronavírus e o que as autoridades públicas estão fazendo para evitar o colapso do sistema de saúde. “Além disso, foi trazida a real situação sobre a possibilidade, ou não, da abertura do comércio, através de outros pontos de vista que não apenas o apresentado pela Prefeitura de São João del-Rei”, afirma.

Os jornalistas convidados

A superlive contou também com a participação dos jornalistas Alexandre Aprá (Isso é Notícias), Bruno Ferreira (Barroso em Dia), Fellype Alberto (G1 Zona da Mata), Iuri Fontora (Folha de Barbacena) e Vanuza Resende (Rádio Emboabas).

Em um primeiro momento, os jornalistas deixaram suas perguntas para as autoridades convidadas. Não por acaso, a possibilidade de reabertura do comércio foi o tema principal dos questionamentos. “As perguntas dos jornalistas refletem a preocupação da imprensa com o que aflige a população”, aponta a profissional que representou a Rádio Emboabas.

Resende ressalta a clareza e objetividade das autoridades em suas falas e reforça um ponto que tem sido comum no trabalho da imprensa e do poder público. “Tem uma desconfiança da pessoal, alegando terrorismo nas informações. E os prefeitos demonstraram que também passam por isso”, disse. Para ela, essa é uma das grandes dificuldades de quem está na linha de frente das informações e decisões, no contexto da pandemia, está passando.

Já o jornalista do G1 Zona da Mata, salienta que a live foi uma oportunidade para imprensa estar em contato direto e transparente com as autoridades responsáveis pela tomada de decisões nas cidades do Campo das Vertentes. “Pelos gestores estarem participando simultaneamente, ficou muito perceptível um alinhamento de pensamento entre eles. De nada adianta uma cidade ter várias medidas restritivas e a outra, que é logo ao lado, não ter essas restrições”, comenta.

Alberto lamentou a ausência de representantes do poder público de São João del-Rei no bate-papo online. O secretário municipal de Saúde foi convidado pela equipe do NG para o encontro, mas não deu resposta.

Nas redes

O público que acompanhou a live estava atento e participativo. A internauta Thais Macedo destacou a complexidade da situação envolvendo a discussão sobre enfrentamento da pandemia e reabertura do comércio. “Não há uma resposta simples. São muitos detalhes a serem discutidos. É muito importante continuar discutindo para encontrarmos uma solução plausível para conseguirmos conviver com o vírus ativo”, publicou.

Mesmo aqueles que se mostram a favor da flexibilização do isolamento e das atividades comerciais ressaltam a importância dessas medidas serem estudadas e adotadas com segurança. “Quando for apresentada uma política pública séria e comprometida com a vida e com a saúde pública, estaremos prontos para avançarmos na flexibilização. Agora, enquanto essa flexibilização for pautada em interesses particulares e eleitoreiras estaremos dando um tiro não no pé, mas na cabeça”, comentou Wendel de Souza.

Assista!

A superlive desta segunda pode ser assistida no YouTube e Facebook do Notícias Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui