Arthur Raposo Gomes
Notícias Gerais
Na última semana, o Notícias Gerais publicou uma série de entrevistas os candidatos à Prefeitura de São João del-Rei. Com a intenção de conhecer mais sobre os nomes presentes na corrida eleitoral, a equipe de reportagem do portal entrou em contato com as respectivas candidaturas, tendo sido enviados os mesmos questionamentos e prazos para todos os concorrentes.
Os candidatos foram perguntados quanto aos seus planos quanto a administração municipal transparente, enfrentamento da pandemia de Covid-19, críticas ao transporte público e sistema de água em São João del-Rei e expectativas.
Confira:
Cabo Zanola (PSC) – 20
Questionado sobre a situação da Covid-19, Zanola afirmou que pretende aplicar os recursos públicos no enfrentamento a pandemia e diz que, se for eleito, buscará conhecer os verdadeiros dados da doença no município.
Durante a entrevista, Robson Zanola apontou que é necessário trocar a gestão do Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Damae) e garantiu que seu mandato será pautado pela meritocracia.
Para conferir a entrevista do Cabo Zanola, na íntegra, clique aqui.
Janaine Ferreira (PSTU) – 16
A candidata disse que pretende municipalizar a empresa de ônibus que atende a cidade e propôs implementar uma tarifa de água progressiva no município. Além disso, ela citou o investimento em obras públicas como uma forma de gerar empregos.
A expansão urbana, o saneamento básico e a Covid-19 também foram temas abordados durante a entrevista.
Para conferir a entrevista da Janaine Ferreira, na íntegra, clique aqui.
Jânia Costa (PTB) – 14
Entre os pontos apresentados pela candidata, foi elencada a intenção de rever o Plano Diretor e o Plano de Mobilidade Urbana para encontrar, “de forma técnica”, a solução para alguns problemas, além de ampliar a transparência através do incentivo à participação popular e investimento em meios digitais.
Ainda nas respostas dadas, Jania comentou que o Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Damae) precisa ser reestruturado e espera ser a primeira mulher a ocupar a cadeira máxima da Prefeitura de São João del-Rei.
Para conferir a entrevista da Jânia Costa, na íntegra, clique aqui.
Nivaldo Andrade (PSL) – 17
O atual prefeito de São João del-Rei e candidato à reeleição chegou a ter o registro cassado, mas voltou oficialmente à disputa pelo Executivo nesta quinta (12), quando o Tribunal Regional Eleitoral avaliou como válida a candidatura de Nivaldo.
Apesar do contato, ele não respondeu as perguntas à reportagem.
Pinto (PT) – 13
Ao apresentar propostas para o transporte municipal, o candidato destacou que buscará um nova licitação e propôs uma renovação completa na frota de ônibus. Em relação ao serviço de água de São João del-Rei, o petista disse que pretende ampliar a rede de captação para conseguir atender toda a população da cidade.
A Covid-19 também foi abordada durante a entrevista: a candidatura citou o investimentos em testes rápidos como um dos métodos para se enfrentar a pandemia.
Para conferir a entrevista de Ancil Souza, mais conhecido como Pinto, na íntegra, clique aqui.
Rômulo Viegas (PSDB) – 45
Entre os pontos apresentados pela candidatura tucana, estão o interesse de fazer um estudo da mobilidade urbana, investir no Damae e, caso saia com a vitória das urnas, analisar o cenário da pandemia no momento da posse para traçar ações relacionadas a saúde, economia, educação e eventos.
É citada ainda a intenção de fortalecer os conselhos municipais, “reestruturando as associações de moradores e de produtores rurais”.
Para conferir a entrevista de Rômulo Viegas, na íntegra, clique aqui.
Valdecir da Asapac (DEM) – 25
Durante a entrevista, o candidato expôs os planos para a recuperação da economia da cidade e apresentou propostas para o fortalecimento do comércio local.
Questionado também sobre a água de São João del-Rei, Valdecir indicou que é necessário uma auditoria no Departamento Autônomo Municipal de água e Esgoto (Damae). O candidato ainda declarou que pretende finalizar obras iniciadas na gestão anterior.
Para conferir a entrevista de Valdecir da Asapac, na íntegra, clique aqui.