Início Gerais EM BARBACENA, ALTA INCIDÊNCIA DE ACIDENTES DOMÉSTICOS PODE SOBRECARREGAR REDE DE SAÚDE

EM BARBACENA, ALTA INCIDÊNCIA DE ACIDENTES DOMÉSTICOS PODE SOBRECARREGAR REDE DE SAÚDE

Bombeiros salvam vida de bebê que engasgou com pedaço de plástico. Foto: Corpo de Bombeiros

Redação
Notícias Gerais

Em meio à pandemia de Covid-19, com os hospitais sobrecarregados com o atendimento às vítimas do novo coronavírus, a alta incidência de acidentes domésticos preocupa. Só nesta sexta (24), as equipes do Corpo de Bombeiros de Barbacena foram acionadas para atender duas ocorrências.

A primeira ocorreu por volta de 13h30, em uma residência do bairro do Campo, onde um homem de 35 anos escorregou de uma escada de alvenaria. Quando os bombeiros chegaram ao local, ele apresentava um corte no crânio e outro no braço. A vítima foi imobilizada e conduzida ao Hospital Regional de Barbacena.

Às 18h, os bombeiros foram chamados a comparecer em uma residência do bairro  Nova Suíça,  onde um homem de  38 anos, que realizava reparos no telhado da sua casa, se desequilibrou e caiu de uma altura de aproximadamente 3 metros.

Ele se queixou aos bombeiros de intensas dores e apresentava suspeita de fratura no braço direito. A segunda vítima também foi imobilizada e levada para o Hospital Regional.

Vidas em risco

Os bombeiros também ajudaram no salvamento da criança de 1 ano e 11 meses que caiu na piscina de casa.
Foto: Corpo de Bombeiros

Conforme informou o Notícias Gerais, no dia 14 de abril, os bombeiros de Barbacena salvaram a vida de um bebê de apenas 9 meses que havia se engasgado com um pedaço de plástico, no bairro São Cristóvão.  

Eles iniciaram o socorro à vítima pelo telefone, orientando os pais a fazerem as manobras de desobstrução que permitiram ao bebê voltar a respirar. Depois, já na ambulância, a caminho do hospital, conseguiram fazer com que a criança expelisse o pedaço de plástico.

No dia 20 de março, os bombeiros do município também ajudaram a salvar a vida de um bebê de 1 ano e 11 meses, que havia caído na piscina de casa e quase se afogou. O bebê foi resgatado da piscina pela irmã mais velha, de apenas 11 anos, e depois recebeu o atendimento adequado.

Leitos hospitalares

Leitos ocupados com pacientes confirmados ou com suspeita de estarem infectados por Covid-19.
Infográfico: Lucas Maranhão

Em entrevista coletiva à imprensa, na última quinta (23), a secretária de Saúde de Barbacena, Marcilene Dornelas, alertou que a taxa de ocupação dos leitos hospitalares do município já está em 70%, mesmo com a criação dos 25 novos leitos para atendimento as vítimas da Covid-19.

Naquele dia, só em decorrência do novo coronavírus, 17 pessoas estavam internadas. E, conforme alertaram as autoridades sanitárias municipais, a curva da doença só vem crescendo.

“O número de notificações não vem diminuindo, vem sempre ascendente. Por isso a gente preocupa com a questão de permanecer em casa, adotar as medidas profiláticas para fazermos a contenção do vírus na cidade”, ressalta o chefe de Vigilância Epidemiológica, Maurício Becho Campos Júnior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui