Kamila Amaral
Notícias Gerais
Na sexta-feira (13), o Sindicato dos Metalúrgicos de São João del-Rei (SindMetal) realizou uma ação na porta da Bozel Brasil, uma das empresas de mineração de São João del-Rei, para tratar, com os trabalhadores, de questões salariais e também orientá-los quanto a situação do afastamento por Covid-19 e os direitos dos trabalhadores nesses casos.
“Tem empresa na cidade na cidade que, da última vez que eu soube, tinha nove funcionários confirmados. O pessoal está sendo afastado sim, qualquer um que apresente sintomas. Só que o que a gente queria era que quando teve o primeiro caso confirmado eles testassem todos os trabalhadores. Eles não fizeram isso porque se muita gente testasse positivo iam ter que fechar a fábrica, por pelo menos 30 dias”, conta o presidente do SindMetal, Gilberto Cardoso.
Cardoso destaca que a mesma empresa que não quis testar todos os funcionários – cerca de 300 pessoas – doou 1,7 mil testes rápidos para testagem da população de São João del-Rei.
A empresa
Em nota, a Bozel afirma que “mesmo antes do decreto de calamidade pública a empresa vem adotando as melhores práticas para a prevenção da Covid-19 dentro do seu ambiente de trabalho”.
A empresa não quis comentar a decisão de não efetuar a testagem em massa dos seus funcionários e não confirmou o número de casos confirmados no ambiente de trabalho. Preferiu ressaltar que “contribuiu para o combate da pandemia no ambiente externo à empresa trabalhando com as autoridades locais competentes no enfrentamento da Covid-19”.
A Bozel justificou que, por diretrizes institucionais, não trata de questões internas da organização com o público externo.