Redação
Notícias Gerais
Uma enfermeira da Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, hospital referência no tratamento da Covid-19, causou revolta nas redes sociais ao promover uma festa, em um condomínio do bairro Colinas del-Rei, na noite desta sexta (8), desconsiderando o isolamento social imposto para evitar a propagação da pandemia.
A festa ocorreu no mesmo dia em que foi confirmada a primeira contaminação de uma enfermeira de São João del-Rei pelo novo coronavírus, conforme informou o Notícias Gerais. Em MG, pelo menos 400 profissionais da área já foram infectados e dois morreram, segundo levantamento ex-oficial feito pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG), em abril.
Curtindo a vida adoidado
Em uma foto do evento, postada nas redes sociais, a enfermeira posa ao lado de outras quatro amigas, pelo menos duas delas também enfermeiras, sem máscaras e sem nenhuma preocupação em manter o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS).
Na legenda da foto postada no Facebook, às 23h14, ela registra: “De agora!!! Not stress #enfermagem”. Nos comentários, um outro servidor do hospital leva a atitude do grupo na esportiva: “E pode kkkkk, cadê as máscaras, a chefe mor dando mal exemplo, segunda feira vou te por de castigo kkkk bjo”.
Nas redes sociais, os internautas reagiram. As mensagens criticavam a festa fora de hora, cobravam exemplo dos profissionais da área e reivindicavam mais cuidados para preservar não só a vida delas, mas também dos seus pacientes.
Posicionamento da Santa Casa
Questionada pela reportagem do Notícias Gerais sobre o assunto, a Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei lamentou “atitudes que prejudiquem a credibilidade de autoridades sanitárias sobre políticas de contenção da pandemia”. O hospital não disse se irá tomar alguma atitude em relação ao caso.
Confira a resposta na íntegra:
“A Santa Casa observa rigorosamente as normas de isolamento social e seus colaboradores receberam instruções acerca da necessidade de observá-las. Lamentamos atitudes que prejudiquem a credibilidade das orientações de autoridades sanitárias sobre políticas de contenção da Pandemia. A instituição reafirma seu compromisso com a população do Campo das Vertentes no combate ao novo Coronavírus”.
Penso que vocês deveriam ser mais cautelosos ao produzir reportagens como estas. Essas enfermeiras são linha de frente, trabalham, e trabalham arduamente para cuidar quem sabe talvez de alguém até da família de vocês. Eu nunca vi festa de 5 pessoas. Risco de contaminação elas enfrentam todos. Os dias ao ir para o trabalho, mas isso não é da conta de ninguém, não é!? Não merece ser noticiado.
Roberta, as recomendações dos cientistas, da OMS e do MS são muito claras: cada um na sua casa. Sair só quando for imprescindível, e usando máscaras e mantendo o distanciamento social. Só no Brasil, mais de 11 mil pessoas já morreram. É mais do que a população inteira de Tiradentes e Coronel Xavier Chaves juntas. Não é hora de relativizar, de abrir concessões, de negar o poder de fogo da Covid-19. Se cada um fizer “reuniãozinha” com 5 pessoas, não haverá isolamento. Em 50% dos países, um comportamento como este seria punido com prisão e multa. Tá na hora de todos nos levarmos esta pandemia à sério e fazermos o nosso melhor, para o nosso bem, o da nossa família e o de todo o conjunto da sociedade!
Em tempo: as enfermeiras publicaram a foto em redes sociais abertas. Nós, do Notícias gerais, tivemos o cuidado de desfocar os rostos delas e não publicar nomes justamente para não prejudicar ninguém.
Até parece que não sabemos quem é, temos prestígio enorme e carinho por elas. Deveriam ser mais cautelosos com notícias como estás.
Quem deveriam ser mais cautelosas são as enfermeiras amigo.
Elas já trabalham juntas, não vejo isso como festa e sim como uma reunião! Elas já estão na linha de frente, trabalhando duramente todos os dias….. inútil esses tipos de reportagens….
Elas trabalham juntas com proteção, Marcela. Ou pelo menos deveriam. Com máscaras, luvas, álcool em gel, parte deles doados pela população da cidade que se mobilizou com todo carinho e respeito para tentar resguardar estes profissionais da possibilidade de infecção.
Elas pecaram. Sei de muitoa funcionarios da santa casa que nem foram ver as maes dia das maes pra evitar contaminacao