Início Cultura Agenda ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA COMUNICAÇÕES DO I SIMPÓSIO DO MUSEU REGIONAL...

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA COMUNICAÇÕES DO I SIMPÓSIO DO MUSEU REGIONAL DE SJDR

Foto: João Victor Militani

Ascom do Museu Regional de São João del-Rei

Nesta sexta-feira (24), o Museu Regional abre as inscrições para as Comunicações Orais no “I Simpósio Virtual do Museu Regional de São João del-Rei: Reflexões acerca da identidade e identificação do Museu”. Os interessados em participar devem consultar o edital, que também será publicado na sexta-feira, no site da instituição. As inscrições serão aceitas até o dia 21 de agosto de 2020.

O simpósio virtual terá a participação de colaboradores da instituição, pesquisadores e convidados. Os participantes discutirão temas como: Patrimônio Cultural e Museus; Museus em Minas Gerais; e Museu Regional e sua Identidade: da fundação a projeções futuras.

Além dos convidados para as mesas temáticas, pesquisadores e profissionais de áreas ligadas ao campo museal que desejarem participar do evento poderão se inscrever para as apresentações de Comunicações Orais.  Os trabalhos escolhidos serão transmitidos nas plataformas digitais do Museu.

O projeto é uma das primeiras ações da instituição para retomada de suas atividades com o público, já que, desde janeiro de 2019, o Museu encontra-se fechado devido a trabalhos de recuperação da infraestrutura predial.

Além do simpósio em si, o Museu está realizando uma pesquisa de opinião com o público da cidade e região. Com os resultados, a equipe da instituição pretende conhecer melhor a relação desse público com o Museu Regional, visando melhorar seu atendimento à população, de forma mais completa e abrangente. As questões são voltadas para os moradores de São João del-Rei e de cidades vizinhas. Para participar, basta clicar aqui.

A iniciativa de um simpósio surgiu a partir da necessidade de se refletir e reforçar a identidade do Museu Regional e a forma de como a comunidade o identifica. Como explica a diretora da instituição, Eliane Zanatta, “o simpósio tem como objetivo identificar, analisar, avaliar e refletir sobre as dimensões do nosso Museu, visando ampliar a sua atuação no campo da preservação, da acessibilidade, da sustentabilidade e da investigação”.

Planejado inicialmente para ser um evento presencial, o Simpósio foi direcionado para os meios virtuais devido à crise sanitária gerada pela pandemia do novo coronavírus.

Museu Regional de São João del-Rei

Aberto ao público em 1963, o Museu Regional de São João del-Rei é sediado em um casarão datado de meados do século XIX. A construção do imóvel partiu do desejo do comendador João Antônio da Silva Moirão, poderoso comerciante são-joanense, em possuir um espaço para abrigar sua residência e também um comércio de secos e molhados.

O sobrado passou pelas mãos de duas famílias, até ser vendido para uma empreiteira. Ele foi parcialmente demolido, desapropriado e restaurado. Das ruínas, veio a se tornar o Museu que hoje conta com um acervo de mais de 500 obras, datadas entre o final do século XVIII e início do século XX, em sua maioria originárias do estado de Minas Gerais.

A maior parte da coleção é composta por obras de arte sacra, utensílios e mobiliários domésticos, imaginária, documentos e uma biblioteca especializada em arte, História e arquitetura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui