Início Gerais Cotidiano GRUPO DA UFSJ PRODUZ PODCASTS PARA DIVULGAR AÇÕES PREVENTIVAS NO COMBATE A...

GRUPO DA UFSJ PRODUZ PODCASTS PARA DIVULGAR AÇÕES PREVENTIVAS NO COMBATE A COVID-19

Foto: arquivo pessoal

André Frigo
Notícias Gerais

Com a missão de levar informação de qualidade e que ajude as pessoas na prevenção da infecção do novo coronavírus, o grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET – Saúde Interprofissionalidade) está produzindo podcasts semanais. Os assuntos abordados dependem dos pedidos que o grupo recebe ou das demandas do público-alvo.

O Pet-Saúde é um programa nacional do Ministério da Saúde (MS) juntamente com o Ministério da Educação (MEC), para o fortalecimento da educação em saúde. Em São João del-Rei acontece com a participação da UFSJ e da Secretaria Municipal de Saúde.

A iniciativa conta com a participação de estudantes de Psicologia, Educação Física e Medicina do Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei (CDB UFSJ), além de docentes da instituição, bem como servidores da SMS de várias formações de saúde que atuam como preceptores.

De acordo com Laila Cristina Moreira Damázio, professora da UFSJ, o grupo pesquisa e estuda ações preventivas buscando selecionar informações confiáveis que vão de encontro aos anseios da população neste momento.

Os podcasts semanais são distribuídos pelas redes sociais e estão tendo boa recepção entre os profissionais de saúde que estão à frente do atendimento da população durante a pandemia.
(Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Entre as dificuldades enfrentadas, além de selecionar temas e informações confiáveis, está a falta de organização dos agentes públicos. “A falta de liderança adequada e unificada, por parte do governo federal e estadual, na condução do enfrentamento da pandemia, tem dificultado a construção das campanhas de informação, pois gera muita incerteza e desconfiança da população”, declara a docente.

Sobre o PET – Saúde Interprofissionalidade

O projeto PET – Saúde Interprofissionalidade, que iniciou suas atividades em maio de 2019 no CDB, é um modelo de formação que integra cursos ligados a saúde – como, por exemplo Medicina, Psicologia e Educação Física – em um processo de aprendizagem compartilhado.

O programa vem atuando através ações para formação de profissionais aptos para o trabalho colaborativo na área da saúde.

Serviço

Para conferir o podcast produzido pelos participantes, basta acessar o link disponível aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui