Início Cultura Agenda HOJE É DIA DE SÃO JOAQUIM E SANT’ANA, OS AVÓS DE JESUS,...

HOJE É DIA DE SÃO JOAQUIM E SANT’ANA, OS AVÓS DE JESUS, ÍCONES DA DEVOÇÃO POPULAR EM MINAS

Em Belo Vale, é realizada uma das mais comoventes celebrações dedicada aos avós de cristo.
Foto: Luiz da Cruz (2017).

Redação
Notícias Gerais

Hoje é dia de São Joaquim e Sant´Ana, os avós de Jesus Cristo. Segundo o professor, pesquisador e escritor Luiz Cruz, Sant’Ana é devoção enraigada em Minas Gerais, padroeira em diversas localidades.

“Em Belo Vale se realiza uma das mais comoventes celebrações dedicadas aos avós de Cristo. Uma das mais belas imagens de Sant’Ana encontra-se no Museu do Ouro, em Sabará, peça atribuída ao Mestre Aleijadinho”, conta ela.

Sant´Ana de Sabará: imagem atribuída a Aleijadinho. Foto: divulgação

Na sua Tiradentes, também estão algumas das mais belas manifestações de amor e louvor à Sant´Ana. Conforme ele, uma imagem belíssima, cuja autoria é ignorada, está na Matriz de Santo Antônio de Tiradentes. E tem mais.

“Um dos museus mais modernos e delicados do Brasil é dedicado à Sant’Ana e está em Tiradentes. No momento está fechado, por causa da pandemia. Assim que passar a Covid-19, venha conhecê-lo e encantar-se com essa devoção tão cultivada pelos mineiros”, convida o pesquisador.

Sant´Ana e a cultura popular

Foto: Divulgação / Museu de Sant´Ana

Sant´Ana é a padroeira dos lares e da família, além de dos mineradores. O culto a ela, entretanto, tem origem popular e está menos ligado às escrituras sagradas do cristianismo do que se costuma supor. Representa uma das apropriações que o cristianismo fez dos rituais de semeadura, que veneravam o poder gerador da mulher e da terra.

Sant´Ana representa também o sentimento de sabedoria atribuído às anciãs. Por isso, sua representação é sempre feita a partir de uma mulher mais velha que, munida de um livro, ensina às mulheres mais jovens seus conhecimentos ancestrais.

Tour virtual pelo Museu de Sant´Ana

Criado em 2014, o Museu de Sant´Ana, em Tiradentes, é um espaço de encontro de arte, memória e fé. Exibe 291 imagens da padroeira, esculpidas em diferentes séculos e recolhidas em diversos estados brasileiros pela colecionadora de arte Angela Gutierrez, presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierres. Ocupa o prédio da Cadeia Velha de Tiradentes, uma imponente edificação erguida por volta de 1730.

Faça uma visita virtual pelo Museu de Sant´Ana e confira.

Foto: Divulgação / Museu de Sant´Ana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui