Início Gerais Cotidiano HOSPITAL DE BARBACENA INAUGURA 15 LEITOS PARA PACIENTES COM COVID-19

HOSPITAL DE BARBACENA INAUGURA 15 LEITOS PARA PACIENTES COM COVID-19

Créditos: Priscila Rezende

Com informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A superintendente da Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, realizou uma visita ao Hospital Policlínica e Maternidade (IMAIP) do município, na última quinta-feira (28/1), para participar da solenidade simbólica e remota de inauguração dos novos 15 leitos de suporte ventilatório e pulmonar para assistência aos pacientes com covid-19.

A instituição é uma das unidades de referência no Plano de Contingência Assistencial da Macrorregião Centro-Sul para os casos da covid-19. Segundo Hérica: “Esses 15 leitos de suporte ventilatório foram abertos no hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena com o objetivo de dar apoio à unidade de internação clínica da covid-19, tratando os casos que necessitem apenas do suporte ventilatório. Para viabilizar a implantação dos respectivos leitos no hospital, juntamente com o custeio viabilizado pelo município de Barbacena, foram cedidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) cinco ventiladores pulmonares bipap; dois ventiladores pulmonares de transporte e mais 15 monitores multiparâmetros. Assim podemos ofertar mais serviços de qualidade para a população da Microrregião de Barbacena”, destacou.

Na ocasião o diretor técnico do hospital, Tarcísio Oliveira, explicou que trata-se de leitos destinados a uma terapia intermediária que ajudam a evitar a ocupação de leitos de UTI: “Os novos leitos serão para o paciente que necessita de um suporte maior de oxigênio-terapia, sem necessitar de intubação orotraqueal, portanto aliviando a ocupação no CTI, além de propiciar uma qualidade na recuperação e ser um suporte maior no enfrentamento da doença”, pontuou.

Em mensagem enviada pelo Secretário de Estado de Saúde Adjunto, Marcelo Cabral, e transmitida por vídeo, o mesmo afirmou que “Barbacena está recebendo kits para a instalação de suporte de leitos ventilatórios. É um investimento de quase 590 mil reais que a SES-MG faz ao IMAIP. É importante destacar que a cidade é polo de microrregião com 15 municípios à sua volta e vai ajudar porque já temos aí 10 leitos de UTI covid-19, também leitos clínicos, portanto essa estrutura vai ajudar àquelas pessoas que necessitem de ventilação não invasiva. É o Governo de Minas Gerais e a SES-MG, juntamente com o município de Barbacena, dando esse suporte no combate à pandemia”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui