Início Gerais Cotidiano IMAGEM RESISTE A INCÊNDIO E SE TORNA SÍMBOLO DE FÉ

IMAGEM RESISTE A INCÊNDIO E SE TORNA SÍMBOLO DE FÉ

Foto: Marluvas/reprodução

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Nossa Senhora Aparecida se tornou a Padroeira do Brasil após uma imagem da santa ser encontrada por três pescadores, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, em outubro de 1717. Desde então, já houveram diversos relatos de aparições da imagem da santa em locais e contextos diversos nos quais os católicos acreditam se tratar de milagres. 

Se a aparição da imagem de Nossa Senhora que deu início a sua designação como Padroeira do Brasil aconteceu há mais de 300 anos no estado paulista, outro caso emblemático de aparição da santa ocorreu recentemente em Dores de Campos. 

Na manhã do último dia 25, os moradores da cidade acordaram com a notícia de que a Marluvas – maior fábrica da cidade, que emprega grande parte dos moradores – estava em chamas. 

“Nós de longe não tínhamos a percepção do que acontecia ali, naquele espaço. A princípio pensávamos que a fábrica toda estava em chamas. Eram aterrorizantes as cenas que nos chegavam através dos celulares. Parecia coisa de cinema que só acontecia em cenas de filme, em reportagens jornalísticas, mas na verdade o incêndio estava acontecendo muito próximo de nós, em nossa cidade, a 2 km de distância, destruindo uma parte desta grande empresa”, relata a professora e moradora de Dores de Campos, Cláudia Fátima da Silva Pinto. 

Religiosidade

Apesar do susto e das perdas materiais, o incêndio na Marluvas não deixou mortos nem feridos. E após colaboradores da empresa encontrarem uma imagem de Nossa Senhora Aparecida intacta em um local que foi completamente atingido pelas chamas, os moradores acreditam em um milagre e intervenção divina no local. 

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, que é feita de gesso e tem cerca de 40 centímetros de altura, ficava pendurada na parede de um dos galpões acometidos pelo fogo, a estrutura que a abrigava era feita de madeira e vidro. Segundo informações da Marluvas, a santa estava no local há 5 anos e foi colocada lá por uma colaboradora, Geci do Livramento, que a trouxe do Santuário de Aparecida, em São Paulo.

A imagem foi encontrada pelos próprios colaboradores da empresa, enquanto analisavam as perdas. Se declarando ciente da fé e religiosidade dos colaboradores e das comunidades na qual a Marluvas está inserida, os representantes da empresa se dizem felizes com a associação da empresa à imagem de “um símbolo de fé tão tradicional do povo brasileiro”.

Para o CEO da Marluvas, Pedro Arcara, esse fato exemplifica o poder da fé das pessoas que compõem a Marluvas, independente de religião. “Somos uma instituição cuja fé está no bem e na capacidade humana de construir um mundo melhor, mais seguro e digno. Isso está no nosso DNA. Todas as associações positivas feitas à Marluvas indicam que nosso empenho e dedicação estão gerando uma percepção pela nossa comunidade condizente com nossos esforços”, afirma o executivo.

Para os moradores da cidade, que acompanharam a repercussão do incêndio de perto, o fato da imagem ter sido encontrada intacta em meio aos entulhos, cinzas e ferros retorcidos é uma prova de que “Maria mais uma vez interveio em favor do seu povo”, disse Cláudia Fátima. 

Expressão de fé

A professora cita vários outros momentos da história em que fatos como esse foram observados. Exemplo é o caso da Igreja  de Gedachtniskirche  (Luterana), em Berlim (Alemanha), que se encontrava num lugar onde tudo ao seu redor ficou totalmente destruído devido ao lançamento de bombas ao final da Segunda Guerra Mundial.

Outro exemplo mais próximo que aconteceu junto ao Parque Nacional de Ibitipoca, um dos lugares onde há maior incidência de raios no mundo. Em um dos pontos mais altos da serra, construiu-se uma capela ao Senhor Bom Jesus da Serra que, segundo guia turístico, foi destruída pelo excesso de chuvas e raios, restando apenas o altar e o piso.

Outro caso foi o que ocorreu em 11 de setembro de 2001, quando as torres gêmeas foram destruídas e, bem ao lado daquela enorme estrutura a Igreja de São Paulo, que já havia sobrevivido a um incêndio em 1776,  se manteve de pé a maior parte de sua estrutura. 

A professora afirma que para os que creem é possível afirmar que um milagre aconteceu em todos esses locais e, citando São João da Cruz, destaca que “Deus não se manifesta de forma evidente, para que livremente o busquemos, mas no espaço, vida e história se procurarmos encontraremos e veremos: a presença, os sinais e o poder de Deus”.

Milagre

Assessor da Diocese de São João del-Rei, Padre Nascif explica que o termo milagre vem do latim ‘miraculum’, ou seja, coisa maravilhosa. Segundo ele, tudo na natureza pode ser considerado milagre, desde o grão que se transforma em árvore e dá frutas até a construção da casinha do João de Barro. 

“A igreja é muito clara, ela não aponta milagre aqui e ali, igual a crendice popular acha. E por quê? Porque existem as leis naturais que foram colocadas por Deus”, afirma.

Quando a percepção que as pessoas têm de acontecimentos como esse, o padre afirma que acreditar nestes possíveis ‘milagres’ não interfere na fé das pessoas, e sim na crendice. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui