Início Gerais Cotidiano INFESTAÇÃO DE AEDES AEGYPTI COLOCA CIDADES DA REGIÃO EM ALERTA

INFESTAÇÃO DE AEDES AEGYPTI COLOCA CIDADES DA REGIÃO EM ALERTA

População precisa contribuir com a eliminação dos focos do mosquito. Foto: Wanderson Nascimento / Notícias Gerais

Wanderson Nascimento*
Notícias Gerais

Os municípios da região finalizaram o primeiro Levantamento de Índices Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2021 e alguns deles apresentam alto risco de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, além da febre amarela, que tem esse mesmo gêneno de inseto como vetor da doença no meio urbano.

Barbacena

O LIRAa de Barbacena indicou um índice de infestação de 3,5% o que coloca o município em situação de alerta para as doenças causadas pelo mosquito. Os números apresentaram um aumento em relação ao último LIRAa, realizado em janeiro de 2020, que apontava um índice de infestação de 2,5. Esse resultado à época classificava o munícipio como de médio risco.

Com o resultado, a vigilância epidemiológica informou que trabalham em ações práticas voltadas a comunidade, com retorno aos endereços onde foram encontradas larvas para orientação, tratamento, inspeção e eliminação dos focos.

Uma das medidas que a prefeitura de Barbacena tomou para combater o Aedes aegypti foi a retomada do trabalho de recolher pneus inutilizados para o seu correto descarte. A ação aconteceu na última quarta-feira (03/02). A partir de agora, a administração municipal realizará o recolhimento dos pneus às quartas-feiras, de 08h as 10h30 e de 13h30 as 16h30. A primeira ação aconteceu nos bairros Vilela, Grogotó e Caiçaras, após serem identificados pelos agentes de combate a endemias.

Serviço de coleta de pneus é retomado em Barbacena. Foto: Prefeitura Municipal

São João del-Rei

O município de São João del-Rei apresentou um índice alto de infestação, com focos do mosquito encontrados em 4,39% dos imóveis visitados pelos agentes de endemias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 104 focos do mosquito foram encontrados em 2.167 imóveis visitados pelas equipes da prefeitura. O fato já havia sido divulgado pelo Notícias Gerais no dia 22 de janeiro. Relembre aqui.

Lagoa Dourada

Em Lagoa Dourada, a Vigilância Epidemiológica emitiu comunicado nesta terça-feira (09), solicitando aos moradores que comuniquem, por meio do telefone (32) 3363-1177, o aparecimento de macacos mortos ou doentes na região. “Esta informação deve ser encaminhada o mais rápido possível para que os agentes possam investigar o caso e adotar as medidas necessárias contra a febre amarela no nosso município”, alerta a nota.

O município também aconselha os cidadãos que verifiquem o cartão de vacina de toda sua família, mantenham a vacina de febre amarela em dia e, em caso de dúvidas, procurem a unidade de saúde mais próxima. A nota destaca, ainda, que os macacos não são transmissores da doença, são vítimas, assim como os humanos.

Ritápolis

Em Ritápolis, o LIRAa foi realizado entre os dias 19 e 21 de janeiro. De acordo com o levantamento, o município foi classificado com “médio índice para infestação do mosquito”. Essa definição é gerada via sistema informatizado, a partir dos dados coletados pela equipe de endemias no município e após análise do material pela Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei.

A prefeitura do município faz um apelo à população para que cada morador seja responsável por cuidar e limpar o seu quintal. “Não culpe o seu vizinho. Atitudes simples, podem evitar a Dengue. Neste período de pandemia, os agentes seguem os protocolos de segurança, mantendo o distanciamento seguro e só entram nas residências com autorização do proprietário”, afirma a nota emitida pela prefeitura.

Prefeitura de Ritápolis faz campanha para que a população colabora no combate ao Aedes aegypti

Barroso

O município de Barroso também alerta sua população, uma vez que o LIRAa classificou a cidade com índice de 2,3%, ou seja, o município está em médio a alto risco de infestação. A Vigilância Epidemiológica do município informou que irá intensificar o tratamento focal, como a eliminação dos focos de dengue nas residências, nas localidades do município, mas reforça que a situação do município é sensível.

A prefeitura solicita aos cidadãos que tomem medidas preventivas, como: cobrir ou vedar o armazenamento de água para consumo; vistoriar e lavar com frequência os vasos e bebedouros de animais; consertar calhas, lajes e toldos que possam acumular água; vedar sanitários e ralos em desuso; e descartar o lixo em ambiente adequado.

São Tiago

O povoado de Mercês de Água Limpa, distrito de São Tiago, também está em alerta. O LIRAa atingiu 2,2%, valor que coloca o distrito em alerta para uma possível epidemia das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Para que seja considerado baixo, o valor deve ser menor que 1%. Maior que 3,9%, a situação é de risco.

Segundo o coordenador municipal de vigilância epidemiológica e ambiental, Joel Amâncio de Oliveira, Mercês de Água Limpa tem cerca de 700 imóveis. Desses, 33% ou 279 foram vistoriados, sendo que seis deles apresentaram focos positivos de Aedes. “Se consideramos o número total de imóveis em Mercês de Água Limpa, o número de focos e a capacidade de reprodução do mosquito, a situação pode ser considerada preocupante, ainda mais que estamos vivenciando a pandemia de coronavírus”, afirma Oliveira.

Além do Aedes aegypti, a vistoria em Mercês de Água Limpa identificou quatro focos do mosquito Aedes albopictus. O inseto é o principal vetor de transmissão da Febre Amarela.

Os criadouros do mosquito foram localizados, principalmente, em sucatas, latas, lonas plásticas, pneus, baldes plásticos e lixo em geral. Por isso, o coordenador acentua a importância da população eliminar recipientes que podem acumular água e permitir a reprodução do mosquito.

“É importante que toda a população colabore. Embora o poder público atue no combate de endemias, a sociedade tem papel de destaque nesse trabalho, pois é ela quem pode o fazer o controle diário e evitar a proliferação do mosquito”, declara Oliveira.

O Lira em São Tiago indicou um Índice de Infestação Predial de 2,8% nos 249 imóveis vistoriados, o que também coloca a cidade em estado de alerta. Ao todo, foram encontrados sete focos do Aedes aegypti na cidade.

No Município vigora uma lei que prevê multa para casos em que forem verificadas a reincidência de criadouros do mosquito. Em valores atualizados, a multa pode chegar ao valor máximo de R$1,2 mil.

Coronel Xavier Chaves

A busca pelas amostras foi realizada em 337 imóveis de Coronel Xavier Chave entre os dias 12 e 20 de janeiro. Esse número corresponde a 33% dos imóveis visitados durante o programa de mapeamento.

O resultado apontou que o município possui médio risco de infestação do mosquito. Durante os trabalhos de campo, foram coletadas 34 amostras de larvas e encaminhadas para análise no laboratório da Gerência Regional de Saúde em São João del-Rei. Entre elas, foram detectadas nove amostras positivas para o Aedes aegypti, e uma amostra positiva para o Aedes albopictus.

“A população deve ficar atenta aos cuidados com a água parada, visto que a maior parte dos focos de larvas estavam em recipientes como plásticos, garrafas, baldes, latas e pneus, localizados nos quintais das residências. Além disso, o período chuvoso deste início de ano pode ser favorável à propagação do mosquito. Faça a sua parte, tire 10 minutos do seu dia para verificar o seu quintal”, alerta o setor de vigilância epidemiológica do município.

Conheça as características do Aedes aegypti

Recipientes que acumulam água são os principais locais para reprodução do mosquito. Foto: Wanderson Nascimento / Notícias Gerais

De acordo com informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o mosquito da dengue também transmite chikungunya e o vírus zika. O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. Veja as principais orientações da ANS:

  • Tampe os tonéis e caixas d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
  • Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
  • Limpe ralos e canaletas externas;
  • Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
  • Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
  • Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

*Com informações das assessorias de comunicação dos municípios citados na reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui