Início Gerais Brasil JORNAL ASSUME ERRO NA INFORMAÇÃO DE VACINAS VENCIDAS APLICADAS NA POPULAÇÃO

JORNAL ASSUME ERRO NA INFORMAÇÃO DE VACINAS VENCIDAS APLICADAS NA POPULAÇÃO

Foto: Tânia Rêgo -Agência Brasil.

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Após diversas Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde terem contestado a informação de que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas no Brasil, a Folha de S.Paulo, responsável pela divulgação inicial dessa informação, admitiu que “errou ao não afirmar que dados sobre vacinas vencidas poderiam decorrer de falhas do sistema”. 

O jornal defende que as informações publicadas foram retiradas de dados oficiais disponibilizados pelo Ministério da Saúde, mas admite que errou ao considerar esses dados como um retrato fiel da realidade.

Ainda sim, a Folha de S.Paulo afirmou que a reportagem apontou um problema real. Tanto que algumas cidades do país, como é o caso de Nilópolis, no Rio de Janeiro, anunciaram processos de revacinação devido à aplicação de doses vencidas da AstraZeneca. 

Cidades da região aparecem na lista

Entre as cidades onde as vacinas vencidas teriam sido aplicadas, estão São João del-Rei, Barroso e Ressaquinha. Ao Notícias Gerais, autoridades de saúde dessas cidades já haviam afirmado, na última semana, que nenhuma vacina fora do prazo de validade teria sido aplicada.

“As informações (da vacinação) têm que ser digitadas. Por falta de pessoal, no dia que foi digitada a informação, aí sim ela estava vencida, mas não foi administrada nenhuma vacina vencida em ninguém”, explicou a superintendente de Assuntos e Programas em Saúde de São João del-Rei, Michelle Caroline do Nascimento. 

Em nota, a Prefeitura Municipal de Barroso afirmou que “dos oito lotes mencionados pela reportagem da Folha de São Paulo, Barroso recebeu apenas três e todos foram aplicados bem antes da data de validade”. 

O secretário de Saúde de Ressaquinha, Doriédes Felix Goulart, informou que a cidade recebeu o lote 41200Z005 da vacina AstraZeneca no dia 01/02/2021 e que o mesmo foi destinado à aplicação de primeiras doses em profissionais de Saúde. 

“Todas as doses foram aplicadas dentro do período de validade, cujo vencimento seria dia 14/04/2021. A Secretaria Municipal de Saúde considera que pode ter ocorrido algum erro de digitação e fará as devidas retificações no sistema de informação”, comentou o chefe da pasta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui