Wanderson Nascimento
Notícias Gerais
De acordo com dados do Ministério da Saúde apurados pelo jornal Folha de São Paulo, no Brasil, ao menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas. A situação preocupa, uma vez que o vencimento compromete a proteção contra a Covid-19.
Dessas, 22 doses foram aplicadas em São João del-Rei, sendo 21 do lote 4120Z001, com vencimento em 29 de março, e uma do lote 4120Z005, com vencimento em 14 de abril. Segundo o levantamento publicado pelo jornal, essas vacinas foram aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde São Geraldo, Arcângelo, Matozinhos, e no Núcleo Materno Infantil.
Outras cidades da região que também constam no levantamento são Barroso e Ressaquinha, com uma dose aplicada do lote 4120Z001.
Numeração dos lotes e as datas de vencimento
O lote da dose recebida pode ser conferido no cartão de vacinação. Basta conferir se a numeração é a mesma de algum dos oito lotes com doses vencidas
- 4120Z001 – 29 março
- 4120Z004 – 13 abril
- 4120Z005 – 14 abril
- CTMAV501 – 30 abril
- CTMAV505 – 31 maio
- CTMAV506 – 31 maio
- CTMAV520 – 31 maio
- 4120Z025 – 4 junho
Superintendente afirma que aplicação foi dentro do prazo
Contactada pela reportagem do Notícias Gerais, a superintendente de Assuntos e Programas em Saúde de São João del-Rei, Michelle Caroline do Nascimento, afirma que essas doses foram aplicadas antes do vencimento, porém, a informação da aplicação delas foi inserida no sistema após o vencimento.
“As informações (da vacinação) têm que ser digitadas. Por falta de pessoal, no dia que foi digitada a informação, aí sim ela estava vencida, mas não foi administrada nenhuma vacina vencida em ninguém”, declara.
Outros municípios da região aparecem na lista
Barroso e Ressaquinha, cidades também localizadas na macrorregião Centro-Sul de Saúde, figuram no levantamento feito pelo jornal.
“Dos oito lotes mencionados pela reportagem da Folha de São Paulo, Barroso recebeu apenas três e todos foram aplicados bem antes da data de validade”, destaca a nota fornecida pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Barroso, ao NG.
Já a Secretaria Municipal de Saúde de Ressaquinha considera que pode ter ocorrido algum erro de digitação e fará as devidas retificações no sistema de informação.