Início Cultura Agenda LIVE DA ADUFSJ VAI ARRECADAR RECURSOS PARA RECONSTRUÇÃO DA ESCOLA POPULAR EDUARDO...

LIVE DA ADUFSJ VAI ARRECADAR RECURSOS PARA RECONSTRUÇÃO DA ESCOLA POPULAR EDUARDO GALEANO

Assessoria de Comunicação ADUFSJ

No próximo domingo (18), a partir das 15h, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de São João del-Rei (ADUFSJ – Seção Sindical) promove, no seu canal do Youtube, a live “Resista! Solidariedade, luta e alegria na pandemia”, em comemoração ao Dia dos Professores, com diversas atrações.

Além de espalhar alegria e reafirmar a disposição dos docentes para à luta, o objetivo é arrecadar recursos para a reconstrução da Escola Popular Eduardo Galeano, do MST, destruída pelo Governo Zema em um traumático processo de desocupação das terras do acampamento Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio (MG), no Sul de Minas.

Conhecido pela produção do café Guaií, o acampamento é formado por 450 famílias que há mais de 20 anos produziam alimentos sem venenos, nas terras da antiga usina de cana Ariadnópolis, que faliu deixando dívidas com o Estado e os trabalhadores. E em área anexa, mantinha uma escola modelo que alfabetizava crianças, jovens e adultos da comunidade.

Foto: MST

No dia 14 de agosto, em meio à pandemia da Covid-19, a Polícia Militar de Minas Gerais despejou uma das áreas do acampamento Quilombo Campo Grande, demolindo as casas de 14 famílias camponesas, lavouras e a Escola Popular Eduardo Galeano. 

As famílias sem-terra resistiram pacificamente por 56 horas, receberam apoio nacional e internacional. Uma petição onlinecontra o despejo envolveu representantes de 24 países, 32 entidades internacionais e nacionais, e outros 98 coletivos. Nada disso foi suficiente para sensibilizar o Governo Zema a evitar o mais longo despejo já registrado no Brasil neste século.

Crianças e jovens protestaram até o último minuto pelo direito constitucional à moradia e à educação. Em um impactante documentário lançado este mês, o grupo Jornalistas Livres mostra a importância da Escola Popular Eduardo Galeano como espaço de aprendizagem, socialização e construção de cidadania para o acampamento.

Despejo em meio à pandemia?

Foto: MST

Segundo o MST, com a ação iniciada da última quarta-feira (12), Romeu Zema (Novo-MG) e demais autoridades judiciárias descumpriram o acordo firmado em mesa de diálogo sobre conflitos de terra, para que as famílias permanecessem no local ao menos enquanto houvesse necessidade de isolamento social pela pandemia.

Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, denunciou que “é inadmissível despejar durante a pandemia, não há argumento que justifique essa violação dos direitos humanos fundamentais. O respeito à dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição brasileira”, disse o bispo.

Como ajudar

Foto: MST

Durante a Live, docentes, artistas e convidados irão incentivar os participantes a contribuírem com a reconstrução da Escola Popular Eduardo Galeano, demolida pelo governo Zema durante a ação de despejo.  Mas quem quiser e puder encampar esta luta já pode se mobilizar desde já, depositando qualquer quantia e convidado os amigos.

Conta bancária:

Banco do Brasil
Agência 1721-3
Conta Corrente: 26500-4

Asfapsul
CNPJ: 02.046.165/0001-20

Contato:

asfapsul.mg@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui