Início Gerais Esportes MAIORIA DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO ESTÁ COM ESPORTES COLETIVOS SUSPENSOS

MAIORIA DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO ESTÁ COM ESPORTES COLETIVOS SUSPENSOS

Em Barroso, o município não organiza nenhum evento atualmente. (Foto: Wanderson Nascimento / arquivo)

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

Mesmo com a progressão da macrorregião Centro-Sul para a onda vermelha do programa “Minas Consciente”, que permite a realização de eventos com até 30 pessoas, a maioria dos municípios da região optou pela suspensão das modalidades esportivas coletivas – tais como futebol, vôlei, basquete, entre outros.

O programa criado pelo Governo de Minas determina que “shoppings, atrativos culturais e atividades esportivas deverão adotar o mesmo parâmetro de metragem quadrada da onda vermelha, quando estiverem em onda amarela. Para atividades aeróbicas, a distância linear mínima a ser considerada é de 3 metros, independente da onda”. No entanto, por se tratarem de esportes de contato, a maioria dos municípios decidiu não permitir oficialmente a realização de jogos recreativos e competições.

Em Resende Costa, oficialmente, estão proibidas as atividades esportivas em todos os campos e quadras poliesportivas dos municípios.

Já em Tiradentes também estão suspensas as atividades esportivas. De acordo com o superintendente de Esportes e Lazer, Paulo Wagner Nogueira Campos, os clubes serão informados oficialmente pela prefeitura sobre essa suspensão.

Ele afirma, ainda, que estão sendo elaborados protocolos para ser encaminhados ao Comitê Covid-19 para a volta gradual das atividades. “Creio que daqui uma ou duas semanas tenhamos uma notícia positiva sobre isso. Estamos pesquisando e nos embasando em outras cidades da região também. Por enquanto estamos focados em melhorar a estrutura, para que, quando puder voltar, estejamos mais aptos à prática”, destaca.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Barbacena, os espaços que estão sendo geridos pelo poder público – como por exemplo, ginásios – se mantêm fechados enquanto estiver vigente a onda vermelha do “Minas Consciente”.

“No quesito sanitário, algumas atividades desportivas foram liberadas, porém fechadas. Por exemplo, em uma escolinha de futebol pode acontecer a prática dos treinos, com o estádio fechado e com protocolos como: quem está no banco tem que ficar de máscara, não pode haver alimentação, consumação, bebida e torcida”, destaca a nota.

Entretanto, o Notícias Gerais recebeu denúncia de que estão sendo realizadas partidas de futebol amistosas em diversos estádios da cidade. Em divulgação do programa Esporte Sucesso, transmitido de segunda a sexta, às 19h, pela rádio local Sucesso FM, foram divulgados resultados de partidas, envolvendo times da cidade e região, em pelo menos seis estádios ou clubes de Barbacena, como: Andaraí, Grêmio (Colônia Rodrigo Silva), São Sebastião, BQ Farm, AABB e o Olympic Clube. De acordo com a assessoria, a administração municipal não concedeu permissão para realização desses jogos.

Em São João del-Rei, no entanto, estão permitidas as atividades esportivas com até 30 pessoas, como prega a onda vermelha do “Minas Consciente”. De acordo com o secretário de Esportes e Lazer do município, Antônio Marcos do Nascimento, as entidades, quadras e demais organizações esportivas são orientadas a seguirem o protocolo, com distanciamento, uso de máscara e disponibilização de álcool em gel, bem como não realizar comemorações.

Segundo o secretário, a prefeitura não está promovendo nenhum evento e não irá promover até que o município progrida para a onda amarela. Entretanto, o Clube Social está realizando um torneio de futebol, com a orientação para não deixar que participem mais de 30 pessoas e para que se cumpram as normas sanitárias. “O clube organizador é responsável pela cobrança dos protocolos e pelo controle de pessoas”, destaca.

Em relação à fiscalização, o secretário aponta que a pasta de Esportes e Lazer orienta os organizadores e estabelecimentos, mas a responsabilidade pela fiscalização do cumprimento, bem como a análise de possíveis denúncias fica a cargo da Vigilância Epidemiológica e da Guarda Municipal. “Uma vez que a fiscalização achar algo errado, ela notifica e encaminha para nós. A seguir, o evento fica cancelado”, explica.

Em Barroso, de acordo com a Subsecretaria de Comunicação, na onda vermelha a prática de esportes é permitida, porém, no momento, não está autorizada no município. “A prefeitura está se organizando e criando protocolos sanitários para quando estiver tudo liberado”, pontua.

Na semana passada, a reportagem do NG destacou uma entrevista em que o prefeito Anderson de Paula que, ao ser questionado sobre denúncias de aglomerações em quadras poliesportivas, revelou que iria se reunir com lideranças dos grupos de esportistas para passar as orientações. Ele também pediu às pessoas evitarem essas áreas, pois a situação atual ainda está complicada. De acordo com a assessoria, está sendo feita a articulação para que as reuniões possam ocorrer com segurança e com o intuito de orientar.

Em Santa Cruz de Minas, as atividades esportivas também permanecem paralisadas, tanto das modalidades coletivas, como das individuais. Quem confirmou a informação foi o chefe de Seção de Esportes e Lazer do município, Douglas Josué. O Executivo local criou um protocolo rigoroso e retomou as atividades com os idosos que já foram vacinados. As demais atividades, contudo, estão suspensas.

Na cidade de Prados, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o esporte coletivo está vetado, por ser um esporte de muito contato o comitê achou melhor não liberar. Por outro lado, algumas práticas esportivas estão sendo feitas de maneira on-line e remota, principalmente com o público da terceira idade. Outras formas de promover o esporte também estão sendo viabilizadas.

“A secretaria de esporte está elaborando uma forma de promover as olimpíadas escolares online para os alunos da escola estadual. A olimpíada consiste em 16 modalidades diferentes, a maioria da pra ser feito em casa, quanto as modalidades que precisam ser feitas com a presença dos alunos num local específico. Um protocolo vai ser elaborado para poder estar sendo realizada esta modalidade”, destaca a nota do Executivo.

Em Lagoa Dourada, de acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, as quadras e campos públicos estão fechados desde o início da pandemia. “Só estão funcionando as quadras particulares e que possuem protocolo próprio para funcionamento. Há fiscalização tanto pelos fiscais municipais, quanto da equipe da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo”, declara, em nota.

O município já dispõe de protocolos específicos para funcionamentos de campos e quadras poliesportivas. As normas incluem diversos procedimentos, como checagem de temperatura, disponibilização de álcool em gel 70%, distanciamento, agendamento de horários com intervalo entre turmas, tapete sanitizante na entrada, proibição de público, proibição de saunas, desinfecção, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui