

Celso Bejarano
Especial para o Notícias Gerais
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) segue infectado pelo novo coronavírus, informou seus assessores de imprensa. É o terceiro exame feito pelo mandatário, diagnosticado pela primeira vez com a doença que já matou 81 mil brasileiros, duas semanas atrás, no dia 7 de julho.
Diz a nota emitida pela Secretaria de Comunicação do governo na manhã desta quarta-feira: “O presidente Jair Bolsonaro segue em boa evolução de saúde, sendo acompanhado pela equipe médica da Presidência da República. O teste realizado pelo presidente no dia de ontem, 21, apresentou resultado positivo”.
Com o resultado, Bolsonaro deve cumprir período de isolamento por ao menos mais 15 dias. Já há duas semanas ele governa o país por meio de videoconferências. Domingo passado (19), como faz quase todos os dias, o presidente caminhou aos arredores do Palácio da Alvorada, onde mora e, usando máscara, aproximou-se de um grupo de pessoas que foram lá para apoiá-lo.
Disse que estava bem e tomando cloroquina, medicamento não recomendável pela OMS (Organização Mundial de Saúde”.
“A história vai dizer quem estava certo no futuro e a quem cabe qualquer responsabilidade por parte das mortes”, disse ele sob aplausos de seus seguidores. Na ocasião, o mandatário ergueu com uma das mãos a embalagem do remédio que, para estudiosos no assunto, não representa cura à doença.
Para a ciência, o combate eficaz contra o coronavírus, por enquanto, chama-se distanciamento social e o uso frequente da máscara facial de proteção.