Redação
Notícias Gerais
Minas Gerais registra 559 casos confirmados de novo coronavírus e 49.652 casos suspeitos; é o que indica a atualização do informe epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta terça (7).
Belo Horizonte segue sendo a cidade com o maior número de casos confirmados no estado (270). Em seguida, vem Juiz de Fora (42), Nova Lima (37) e Uberlândia (11).
Três casos são apontados em São João del-Rei. No dia 4/4, o Notícias Gerais já publicou que esses três pacientes já passam bem e estão liberadas da quarentena.
Ainda segundo a SES, Lavras também tem três casos confirmados. Já Barbacena, apenas um.
Outro ponto relevante do comunicado é o perfil dos contaminados no estado: de cada quatro mineiros com Covid-9, três têm idades entre 20 e 59 anos – o que corresponde a 75% do todo.
Óbitos relacionados ao novo coronavírus no estado
Ainda conforme consta nesse mesmo boletim, o número de mortes por Covid-19 confirmadas em Minas Gerais passou de nove para 11 em 24 horas.
A primeira morte aconteceu em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, no dia 29/3. A paciente era uma mulher de 82 anos, que foi internada em 21/3 com quadro de tosse, febre e desconforto respiratório. Dois dias depois, ela chegou a ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela apresentava ainda oturas comorbidades: doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e pneumopatia crônica.
O segundo óbito ocorreu no dia 30/3. Era um homem, de 66 anos, que morava na capital mineira. Ele tinha cardiopatia e diabetes mielitus e teve o exame de detecção do vírus feito duas vezes: primeiramente em laboratório da rede privada e, em seguida, pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Já a terceira pessoa que faleceu por causa do Covid-19 era um homem, de 44 anos, residente de Mariana. Ele morreu no dia 30/3 em um hospital de Nova Lima.
No dia 1/4, ocorreu a quarta morte em Minas Gerais. Era uma mulher de 76 anos que residia em BH. Ela também tinha doença cardiovascular e diabetes e começou a apresentar sintomas gripais em 23/3. O resultado positivo para Covid-19 foi emitido em 31/3 por um laboratório particular e o óbito aconteceu no dia seguinte.
O quinto mineiro que faleceu por causa do vírus foi um homem de 80 anos, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O início dos sintomas aconteceu no dia 29/3 e ele veio a óbito já no dia seguinte, 30/3. Ele possuía doença pulmonar crônica e doença cardiovascular. O resultado foi atestado em 2/4.
A sexta pessoa era uma mulher, de 61 anos, que também morava em Uberlândia e possuía doença renal crônica. O início dos sintomas aconteceu em 26/3, tendo febre, dispneia e mialgia. Ela faleceu em 2/4, mesmo dia quando o resultado foi confirmado por um laboratório particular.
O sétimo caso de óbito confirmado por Covid-19 em Minas Gerais aconteceu em Montes Claros, no Norte de Minas. Era um homem, de 72 anos que não tinha outras doenças e começou a ter os sintomas no dia 18/3. Ele foi internado no dia 27/3 e veio a falecer no dia 1/4, mesma data em que o exame da Funed comprovou a contaminação do coronavírus.
Um homem de 82 anos que também morava em Belo Horizonte foi a oitava morte no estado. Ele tinha hipertensão arterial e hipotireoidismo e começou a apresentar os sintomas em 24/3. O idoso foi internado no dia 30/3, teve o teste positivo detectado no dia 1/4 por um laboratório privado e faleceu nesse domingo (5).
Já o nono caso de morte em Minas Gerais é um homem, de 72 anos, que residia em Ouro Fino. Ele não tinha outras doenças, começou a ter os sintomas em 21/3, foi internado três dias depois e faleceu no dia 31/3. O resultado do exame que indicou a presença do Covid-19 foi publicada pela Funed nesse domingo (5).
A décima morte ocorreu em Pouso Alegre, no sul do estado. Era um homem, de 78 anos, que apresentava doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial. Ele começou a sentir os sintomas no dia 24/3 e foi internado três dias depois. Por meio da análise de um laboratório privado, a confirmação do vírus aconteceu no dia 1/4. Ele faleceu no domingo (5).
A décima primeira morte também aconteceu em BH. A mulher tinha 60 anos e possuía hipertensão arterial e neoplasia. Ela foi internada nessa segunda (6), mesmo dia em que fez o exame para Covid-19 em um laboratório particular, e faleceu nesta terça (7).
Além disso, 103 óbitos já foram descartados para Covid-19 e 100 permanecem classificados como “em investigação”, ou seja, são mortes de suspeitos que esperam o resultado de exames laboratoriais e análises de informações clínicas e epidemiológicas para atestar se o novo coronavírus foi o motivo ou não.