Redação
Notícias Gerais
Em portaria publicada nesta quarta (2), o presidente da Câmara Municipal de São João del-Rei, Stefânio Pires (PSL), oficializou uma mudança na composição da CPI dos Alimentos Vencidos: o vereador Weriton Andrade (PSL) sai desta Comissão Parlamentar de Inquérito e é substituído pela colega do partido, a vereadora Rosina do Pilar Nascimento, também conhecida como Rosinha do Moto Taxi (PSL).
A alteração segue a decisão liminar do 1ª Vara Cível da Comarca de São João del-Rei que aceitou o mandado de segurança solicitado pelos vereadores Igor Sandim (Podemos), Fabiano Pinto (DEM), Lívia Guimarães (PT), Professor Leonardo (PSDB) e Rogério Bosco (PT).
Na visão deste grupo, que foi aceita pela Justiça, Weriton não pode participar da CPI já que faz parte da atual mesa-diretora do Legislativo são-joanense e tem interesse pessoal no caso a ser apurado: ele é filho do prefeito Nivaldo Andrade (PSL) e enteado da secretária de Assistência Social, e primeira-dama local, Aline Gonçalves. A decisão judicial cabe recurso.
A CPI dos Alimentos Vencidos investigará possíveis irregularidades na compra, armazenamento e distribuição de alimentos pela Secretaria de Assistência Social.
Possível substituto
Na última semana, existia a expectativa que o substituto de Weriton fosse o vereador Igor Sandim, conforme publicado pelo Notícias Gerais, visto que Sandim foi indicado como liderança partidária dentro dos prazos legais.
Em contato feito pela reportagem do portal, na ocasião, a equipe de Igor sinalizou que essa nomeação dependeria do entendimento de Stêfanio, que ocupa a presidência da Câmara, e que um novo mandado de segurança poderia ser solicitado.