Início Cultura MUITO MAIS QUE BLOGUEIRINHAS! DOCUMENTÁRIO ABORDA O ESPAÇO E A IMPORTÂNCIA DE...

MUITO MAIS QUE BLOGUEIRINHAS! DOCUMENTÁRIO ABORDA O ESPAÇO E A IMPORTÂNCIA DE INFLUENCIADORES DIGITAIS

Ariane e Sinara, respectivamente, foram duas das digitais influencers entrevistadas no documentário (Imagem: Tainara Paula – reprodução)

Por Arthur Raposo Gomes
Da Editoria

Publipost, tags, números de seguidores, fidelização do público e o principal: digital influencer. Esses são alguns dos termos que são cada vez mais usados na internet e estão presentes também no documentário “Digital Influencer: uma vida normal espalhada para milhares de seguidores”, produzido e dirigido pela jornalista Tainara Paula.

Quem assistir ao documentário (presente no final dessa matéria) pode conhecer ou já ter visto na rua algum dos influenciadores digitais que foram entrevistados: os influencers do documentário são todos residentes em São João del-Rei e região. “Minha intenção foi mostrar que, mesmo em cidades do interior do país, existem pessoas com engajamento e números elevados de seguidores, que lideram alguns assuntos e comportamentos”, expõe.

Mas afinal, o que são influenciadores digitais?

Tainara explica que os influencers são pessoas com certa notoriedade em suas mídias sociais, devido ao nível de engajamento com o público nessas plataformas. “Normalmente, eles lideram determinados grupos e eixos. E como eles se comunicam com um número significativo de pessoas em comparação com as demais, acabam ganhando esse destaque e as empresas contratam esses indivíduos para se aproximarem do seu público e(ou) do consumidor”.

“Já o engajamento é a interação do público com os influenciadores digitais, com dados baseados não apenas no número de seguidores”, continua a jornalista, que comenta: “entretanto, muitas pessoas e empresas costumam confundir essa questão e nomeiam como influencers apenas baseados pelo número de seguidores. Isso pode gerar resultados insatisfatórios para o contratante”.

Tudo começou dentro de sala de aula e já ganhou as telinhas

Tainara se formou na UFSJ (Foto: Arquivo Pessoal)

O documentário foi elaborado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Tainara, que se formou pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em 2019.

Segundo a jornalista, a ideia de produzir um documentário sobre influenciadores digitais da região foi baseada em ser um tema muito recente, tendo sido pouco abordado durante a graduação. “Além disso, era a oportunidade para eu estudar um pouco mais de um assunto que me interessava e também levar um conteúdo embasado e reflexivo para o público na internet”, conta.

Meses depois da apresentação oficial do TCC, o documentário de Tainara foi convidado para ser exibido em uma emissora pública de televisão de Roraima, no norte do país.

Assista ao documentário

O documentário “Digital Influencer: uma vida normal espalhada para milhares de seguidores” está disponível no YouTube e você pode assistí-lo agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui