Início Gerais Política MULHERES SÃO MAIORIA DO NOVO SECRETARIADO DE BARROSO

MULHERES SÃO MAIORIA DO NOVO SECRETARIADO DE BARROSO

Foto: Najla Passos

Redação
Notícias Gerais

Na manhã deste sábado (2), o prefeito de Barroso, Anderson Geraldo de Paula (DEM), foi oficialmente empossado no cargo pelo seu antecessor, o ex-prefeito Reinaldo Fonseca (PSDB). Logo após o evento, restrito aos novos servidores em função da necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia da Covid-19, o novo prefeito anunciou e empossou o novo secretariado.

Na nova estrutura, a Prefeitura contará com dez secretarias, além da Procuradoria Geral do município, mas o número de secretários contratados é menor. Tanto o prefeito quanto seu vice, Eduardo Pinto, ocuparão secretarias. A primeira-dama do município, Luciana Lima, acumulará duas pastas. Em relação ao gênero, as mulheres são maioria. Além do prefeito e do vice, apenas um homem ocupa cargo na administração municipal.

“Cada secretaria foi articulada da melhor maneira para atender toda a população. Os secretários foram escolhidos estrategicamente de acordo com suas experiências e qualificações”, afirma o novo prefeito.

Conheça os secretários de cada pasta:

Secretaria de Assuntos Estratégicos

Eduardo Ferreira Pinto, atual Vice-prefeito, estudou em Barroso até a conclusão do Ensino Médio quando foi para Belo Horizonte cursar Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2012. Em 2018 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Barroso para a gestão 2019. Esta secretaria será responsável pela Comunicação e Transparência, Articulação Política e Comunitária, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Rural.

Secretaria de Administração e Planejamento

Elizete Capelupi, que também responde pela Secretaria de Finanças, é graduada em Administração Pública pela UFJF, especialista em Gestão Pública Municipal pela UFSJ. Tem experiência na área de administração com ênfase em política e planejamento governamentais.

Secretaria de Assuntos Institucionais respondendo pelo Gabinete

A primeira-dama, Luciana Lima, formada no ensino médio pela Escola Estadual Francisco Antônio Pires, exerceu cargo de gestão por muitos anos no mercado e Servidora Pública Municipal há 4 anos. Se destaca pelo dinamismo e comunicação. Além de responder pelo Gabinete do Prefeito e o acompanhá-lo em tempo integral, a secretaria terá função de coordenação junto às outras secretarias, além de cerimonial e eventos.

Secretaria de Saúde

Andressa Severo, graduada em Psicologia pela UFSJ, pós graduada em Gestão de RH pela UNINTER, pós graduada em Gestão de Saúde pela UFSJ e pós graduada em Educação Especial Inclusive e Libras pela Faculdade Estratego.

Secretaria de Educação

Jaqueline das Mercês Silva de Brito Lira, com mais de 30 anos de experiência na área de educação infantil e ensino fundamental, é concursada na rede municipal de Barroso, formada em Pedagogia pela UFSJ, especialista em Psicopedagogia, em Práticas de Alfabetização e Letramento, Tecnologia da Informação e Comunicação do Ensino Fundamental e especialista em Histórias de Minas.

Secretaria de Infraestrutura

O Prefeito Anderson Geraldo de Paula responderá interinamente pela secretaria municipal de Infraestrutura. Anderson é Bacharel em Direito, foi presidente da Associação Comunitária do Bairro do Rosário, Secretário de Assistência Social nos Governos da ex-Prefeita Eika Oka de Melo, Vereador por três mandatos e Vice Presidente da Câmara Municipal de Barroso.

Secretaria de Desenvolvimento Social

Joseany Tostes, graduada em Psicologia pela PUC Minas, especialista em Gestão das Organizações da Sociedade Civil pelo grupo UNIS e em Terapia de Casais pela ITF-MG. Atua na área social desde 2014, tendo atuado profissionalmente como Psicóloga na Casa de Passagem Lar Feliz e do CRAS, foi Coordenadora do CREAS e Coordenadora do Centro Dia da APAE Barroso.

Secretaria de Cultura e Turismo

Edna Américo, licenciada em História e Geografia, pós graduada na área da Educação e Metodologia do Ensino da História no processo educativo, Professora em diversas escolas do município e Diretora da Escola Estadual Cônego Luiz Giarola Carlos por 12 anos.

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

João Guilherme de Oliveira Silva, formado no ensino médio pela Escola Estadual Francisco Antônio Pires, sempre foi líder estudantil e começou sua vida profissional muito jovem, prestando serviços para comércio locais direta e indiretamente. Participou de diversas causas sociais e eventos beneficentes que aconteceram em nosso município.

Procuradoria Geral do Município

Leila Aparecida da Silva, Advogada formada pela UNIPAC, pós graduada em Direito Eleitoral, cursando Pós graduação em Direito Municipal. Atua como advogada desde 2008.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui