Início Vídeos MUSEU REGIONAL APRESENTA 1º RECITAL DE ÓRGÃO ONLINE

MUSEU REGIONAL APRESENTA 1º RECITAL DE ÓRGÃO ONLINE

Assessoria de Comunicação
Museu Regional de São João del-Rei

O Museu Regional de São João del-Rei disponibiliza na íntegra, através de seu canal no Youtube, um recital de órgão de tubos apresentado pela organista Elisa Freixo. É a primeira vez na história do museu que um concerto é elaborado totalmente para a web!

O vídeo, especialmente preparado para a Semana Santa, foi gravado no início de março, seguindo rigorosamente todas as medidas de prevenção à covid-19. Pensado para proporcionar uma trilha sonora em sintonia com o clima de meditação da Quaresma, o repertório exibe obras de compositores alemães, ingleses e austríacos.

Segundo Elisa, a apresentação celebra a trajetória da Paixão de Cristo até a Páscoa, através de peças introspectivas que avançam a composições festivas. A iniciativa também busca trazer mais conhecimento de preservação e história do patrimônio, ao levantar curiosidades sobre a história do órgão, instrumento que faz parte do acervo do museu e foi restaurado em 2010.

Elisa Freixo

A renomada organista-cravista, professora e produtora Elisa Freixo, tem uma das mais importantes carreiras no Brasil e América Latina. Suas gravações de discos de obras dedicadas e produções independentes, como também apresentações em diversos países, fazem com que seja considerada guardiã do barroco – visto que sua atuação, além de artística, se dá através da preservação de órgãos históricos. Elisa executa inúmeras atividades relacionadas ao instrumento, além de participar de diversas sociedades de organistas internacionais (Alemanha, Suiça, Portugal) e de sociedades de estudos musicológicos (Brasil, Portugal).

O Museu

Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui