Início Gerais Cotidiano PARA EVITAR CAOS SANITÁRIO, BARBACENA ENDURECE CONTRA A COVID-19

PARA EVITAR CAOS SANITÁRIO, BARBACENA ENDURECE CONTRA A COVID-19

Imagem: reprodução / Prefeitura de Barbacena

Redação
Notícias Gerais

Em uma coletiva de imprensa realizada na noite deste sábado (10), o prefeito de Barbacena, Carlos Du, anunciou que irá endurecer as medidas de enfrentamento à Covid-19, para evitar que a população do município e do seu entorno passe pelo sorimento de procurar a rede de saúde e não conseguir sequer acesso a um balão de oxigênio. “Só saia se tiver que sair, porque a rede de saúde está no limite”, apelou o prefeito.

Du contou que assumiu a prefeitura com 100% da capacidade hospitalar do município ocupada, tanto em relação aos leitos clínicos quanto aos de UTI. Conforme ele, nesta semana, um paciente com covid-19 que procurou assistência hospitalar precisou receber oxigênio em um carro do Samu porque não havia mais vaga na rede hospitalar. Além disso, segundo o profeiro, faltam profissionais de saúde, insumos e testes, problemas que já vem sendo solucionados com novas contratações e aquisições.

O secretario de Saúde,  Arinos Brasil Duarte, ressaltou que as medidas que serão tomadas irão desagradar algumas pessoas, mas que elas são essenciais para evitar que as pessoas cheguem aos hospitais e não encontrem oxigênio. Dentre elas, estão restrições ainda mais severas que as previstas na Onda Vermelha do Programa Minas Consciente para evitar aglomerações. Um exemplo é a limitação do acesso a praças e áreas públicas, até então permitido.

Uma medida já tomada foi a que estendeu o horário de funcionamento de três unidades básicas de saúde da cidade: Funcionários, Vilela e Correio de Almeida, com o objetivo de ampliar a porta de entrada para o tratamento da Covid-19 no município. Dados iniciais indicam que a iniciativa deu certo: só na UBS Correio de almeida 34 pessoas foram atendidas após a mudança, 29 deles com sintomas da doença.

Imagem: divulgação

O prefeito e o secretário não precisaram a data em que será publicado o decreto contento as novas medidas de enfrentamento à Covid-19.

Comerciantes

Para tentar acalmar parte dos comerciantes que, mesmo frente a crise sanitária aguda, pressiona a prefeitura para ignorar a pandemia e liberar o comércio, o prefeito propôs que cada setor estabeleça sugestões de mudança nos protocolos constantes no programa Minas Conscientes. Presente à coletiva, Marcelo Cabral, secretário-adjunto de Saúde do Estado, reforçou a proposta.

Segundo ele, o governo está á disposição para receber sugestões de novos protocolos “para, com os pés nos chão, é óbvio, olhar para o setor empresarial”. Segundo ele, o contexto é preocupante, a saúde é a prioridade, mas é possível fazer esforços para estruturar a retomada da atividade econômica de moda consciente, conforme a proposta do programa estadual.

Vacina

O prefeito disse que já encaminhou ofício a alguns institutos de pesquisa manifestando interesse de adquirir a vacina contra a Covid-19, caso seja possível, mas que sua aposta é a de seguir o Plano Nacional de Imunização. Segundo ele, o município já está recebendo os insumos necessários para armazenamento e aplicação da vacina, como as seringas e refrigeradores.

“Nos tivemos esta semana uma reunião com a nossa equipe de vacinação, uma reunião muito produtiva, inclusive (…) Tão logo chegar, nós estaremos preparados para aplicar a vacina”, avaliou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui