Assessoria de Comunicação
Prefeitura de São Tiago
A Prefeitura de São Tiago já está implantando o Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (Simc). Com ele, produtores da agropecuária vão receber um selo que atesta a qualidade sanitária das mercadorias.
O selo será emitido por uma equipe técnica especializada, a qual vai garantir que os produtos atendam a todas as normas de qualidade e segurança alimentar exigidas pelo mercado.
Além disso, o Simc permite que os produtores exportem as mercadorias para os 19 municípios consorciados ao Cigedas, instituição que vai operar junto às Secretarias Municipais de Agropecuária na concessão dos selos.
Segundo o secretário Municipal de Agropecuária de São Tiago, Bruno Henrique dos Santos, o selo do Simc vai alavancar a cadeia produtiva de todo município ao permitir a exportação de produtos da agropecuária.
“São Tiago já é uma referência com o selo de procedência geográfica dada aos biscoitos. Agora, o município também vai poder exportar os produtos da agropecuária, que são tão bons quanto os biscoitos. E isso gera um impacto positivo no Arranjo Produtivo Local”, destaca o secretário.
O presidente da Agroambiental, Eduardo Alceu Resende, também está otimista com o selo de inspeção sanitária. Ele afirma que essa é uma demanda antiga, já que gera a oportunidade de fomentar a renda do homem que vive no campo.
“O mercado é muito exigente quanto às boas práticas de produção. Com o Simc, os produtores ganham essa certificação de qualidade e uma carteira de cerca de 200 mil clientes em nossa região. Com isso, haverá mais espaço para comercialização e diversificação de produtos”, completa Resende.
O Município possui uma Lei de 2017 que institui o Serviço de Inspeção Municipal. Mas segundo a assessora jurídica da Prefeitura, Laura Vivas, é preciso definir mais procedimentos que serão regulamentados por outra Lei.
“O executivo já criou o projeto de Lei que será enviado para a apreciação da Câmara de vereadores. Se aprovado, poderemos dar início aos trabalhos de caráter técnico junto aos produtores”, comenta a assessora.
Até o momento, a Administração Municipal já se reuniu duas vezes com produtores e representantes de classe para discutir a implantação do Simc.