Início Gerais Política PREFEITURA DE SJDR SOFRE PROCESSO POR CONTRATAR VEREADOR DE SANTA CRUZ DE...

PREFEITURA DE SJDR SOFRE PROCESSO POR CONTRATAR VEREADOR DE SANTA CRUZ DE MINAS PARA CARGO DE CONFIANÇA

Foto: arquivo / Scarlet Freitas

Kamila Amaral
Notícias Gerais

O Ministério Público protocolou um processo judicial contra a Prefeitura de São João del-Rei, após constatar o descumprimento de uma ordem judicial que impedia a contratação, para cargo comissionado, do vereador Marcos Antônio Venâncio (PSB). Venâncio é ocupante da Câmara Municipal na cidade vizinha, Santa Cruz de Minas.

A denúncia foi feita pela Associação dos Movimentos Sociais, Moradores e Amigos de São João del-Rei (Ammas del-Rei), em 2019. “Agora, cabe ao Dr. Pedro Parcekian, juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de São João del Rei, determinar o que de direito”, cita a Ammas.

Entenda o caso

Marcos Antônio Venâncio, conhecido como Quito, foi eleito vereador em Santa Cruz de Minas para o mandato 2017/2020. Pré-candidato a reeleição, ele confirma que trabalhou para a Prefeitura de São João del-Rei desde o início do mandato.

“Eu trabalhei nos dois lugares. Em Santa Cruz de Minas, a carga horária permite e as reuniões são, de quinze em quinze dias, às 19h na segunda-feira de cada quinzena. Todo vereador lá, por exemplo, exerce outra função e tudo”, aponta o vereador.

Segundo ele, uma segunda audiência do processo estava marcada para ocorrer no dia 4/7, mas foi adiada, por tempo indeterminado, devido a pandemia da Covid-19. “Na primeira audiência, os próprios desembargadores já constataram que não houve enriquecimento ilícito… que eu não recebi nada sem trabalhar”, afirma Venâncio. 

Decisão judicial

Em 2019, o judiciário concedeu uma liminar que impedia a contratação do vereador para cargo de confiança na Prefeitura de São João del-Rei. No entanto, no final do ano passado, Venâncio foi recontratado, como motorista da Secretaria de Governo e Gabinete.

Presidente da Ammas del-Rei, o advogado Rodrigo Picon, salienta que é preciso denunciar casos como esse, pois somente com a devida denúncia e apuração é que se pode agir dentro da lei.

“A Prefeitura (de São João del-Rei) faz muitos atos de forma não transparente, mesmo com determinações legais. A denúncia é importante e vital exatamente para que desobediência como essa não passem impunes. Vale lembrar que o dinheiro público é dinheiro de todos”, defende o advogado.

O que a prefeitura diz

O Notícias Gerais procurou a Prefeitura de São João del-Rei para se pronunciar sobre o assunto ainda no início da tarde desta quarta (15), mas não obteve resposta até o fechamento da edição desta matéria, às 17h05.

A equipe do portal segue disponível para ouvir o posicionamento da administração municipal, que será adicionado – se e quando – for feito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui