Redação
Notícias Gerais
A reunião realizada nesta quinta (27) para tratar sobre questões salariais de colaboradores da empresa Viação Presidente, que atua em São João del-Rei, terminou com uma apresentação de “proposta de acordo para pagamento dos salários, férias e ajuda compensatória mensal em atraso”, conforme consta em nota do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de São João del-Rei (Sintrorei), obtida pela reportagem do Notícias Gerais.
Segundo o texto, participaram do encontro, representantes do Sindicato, trabalhadores da categoria, União Sindical, empresa, o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL), e alguns vereadores.
Consta no documento – assinado pela presidente sindical, Sarita Passarelli Maciel Ribeiro – que a proposta “foi formulada pela empresa” e “será levada para apreciação e votação em assembleia na próxima semana”.
“Antes, porém, aguardará a votação na Câmara Municipal que ocorrerá nos dias 31/8 e 1/9 sobre a liberação de restos a pagar do município para a empresa e que, se autorizados pelo legislativo, serão utilizados exclusivamente para pagamento das verbas salariais em atraso dos trabalhadores”, argumenta.
O comunicado ainda cita que “os atrasos nos salários, férias e ajuda compensatória de 30% são objeto de uma ação judicial movida pelo Sindicato do Transportes desde de maio de 2020”.
Relembre
Em maio, uma outra reunião entre integrantes da categoria, da Prefeitura e Câmara dos Vereadores de São João del-Rei já havia ocorrido. Na ocasião, tinha sido indicado que o pagamento de uma dívida da administração municipal para a Viação Presidente podia ser a solução para quitar os salários atrasados. No entanto, a empresa não tem as certidões necessárias para o recebimento dos recursos.
No início de junho, ao NG, a gerência da empresa disse que tinha expectativa de resolver essa questão naquele mês e revelou que a crise econômica iniciada pela pandemia de Covid-19 atingiu as operações da Presidente.
Semanas depois, houve uma manifestação de apoio aos trabalhadores da Viação Presidente, convocada por estudantes e a União Sindical – que, por sua vez, é constituída pelo Sindicato da Indústria Têxtil (SinTêxtil), Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sintras), Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (SindUTE) e Sindicato dos Metalúrgicos (SindMetal). Ao jornalista João Pedro Justino, Sarita contou, na época, que a ação judicial já tinha sido iniciada.
Já em julho, ocorreu um protesto na frente do prédio da Prefeitura de São João del-Rei, no qual manifestantes reivindicavam o pagamento dos salários atrasados e a realização de uma nova licitação.
Ao Notícias Gerais, o gerente Gustavo Ferreira, apontou que não havia previsão de sair o empréstimo e ainda não havia tido retorno sobre o dinheiro originário da administração municipal até aquela presente data.
Em agosto, as manifestações em prol do pagamento continuaram.
Sem licitação
A Viação Presidente opera sem licitação desde 2017. No dia 18 de junho, a Prefeitura de São João del-Rei prorrogou o decreto que permite seu funcionamento até 31 de dezembro de 2020.