Início Cultura PROJETO QUER RESGATAR HISTÓRIAS E RECEITAS DE MULHERES DA TERCEIRA IDADE DE...

PROJETO QUER RESGATAR HISTÓRIAS E RECEITAS DE MULHERES DA TERCEIRA IDADE DE CORONEL XAVIER CHAVES

Apresentação do Gaati no Arte Por Toda Parte (2019)
(Foto: Teatro da Pedra / divulgação)

André Frigo
Notícias Gerais

Um projeto pretende reunir histórias e receitas de mais de 30 mulheres da terceira idade, moradoras da cidade de Coronel Xavier Chaves. Elas são participantes do Grupo de Atividade e Apoio à Terceira Idade (Gaati), promovido pela Secretaria de Assistência Social (CRAS). As integrantes se encontravam todas as terças-feiras para realizar atividades de artesanato, teatro e música em conjunto, trocar experiências, além de fazerem viagens e encontros com outros grupos.

O projeto Arte Por Toda Parte, da Cia Teatro da Pedra, atua na localidade desde 2017 com o apoio da administração municipal e participava dos encontros do Gaati. Durante a quarentena, as aulas presenciais passaram acontecer on-line ou através de muitas ligações telefônicas com o objetivo de registrar as histórias e receitas afetivas das participantes, para o projeto Histórias e Receitas. “Eu tenho sentido um prazer enorme em ligar para minhas alunas da terceira idade e ouvir suas histórias e receitas. Elas carregam uma riqueza enorme que merece ser valorizada e compartilhada. Suas histórias me emocionam, me cativam, me inspiram, além de me aproximar delas neste momento, nem que seja pelo telefone”, conta a atriz e educadora, Elis Ferreira.

Os conteúdos estarão disponíveis on-line nas redes sociais da Prefeitura de Coronel Xavier Chaves e do Teatro da Pedra. A primeira página do livro eletrônico traz a história de Maria Aparecida Silva Assunção, de 77 anos, e sua receita de doce de leite. Semanalmente, uma nova edição estará disponível. Os endereços para acompanhar as receitas e as histórias são: @PrefeituraCoronelXavierChaves e @teatrodapedra.

Elis afirma que o planejamento é de que, no final desse ano, seja publicado um livro contendo todas as histórias e receitas coletadas no período.

História e receita de Maria Aparecida Silva Assunção. Imagem: reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui