Carol Rodrigues
Notícias Gerais
Nesta quinta-feira (23), o quinto caso de infecção pelo novo coronavírus foi confirmado em Barbacena. Dois deles já estão curados e três seguem internados em regime de terapia intensiva. Em live realizada pelas redes sociais, a Secretaria de Saúde da cidade adverte que a curva de infecção em Barbacena continua ascendente e orienta que a população continue em isolamento social.
Em uma semana, os números de notificação de Covid-19 em Barbacena deram um salto de de 22%
“O número de notificações não vem diminuindo, vem sempre ascendente. Por isso a gente preocupa com a questão de permanecer em casa, adotar as medidas profiláticas para fazermos a contenção do vírus na cidade”, ressalta o chefe de Vigilância Epidemiológica, Maurício Becho Campos Júnior.
Números crescentes
Em uma semana, os números de notificação de Covid-19 em Barbacena deram um salto de 22%. Na última quinta, a cidade tinha 363 notificações. Já nesta quinta (23), são 444. Ao todo, foram 79 casos suspeitos identificados.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, foram realizados 127 testes em pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 18 aguardam resultado e cinco já foram confirmados. Os demais foram descartados. Maurício Becho Campos Júnior esclarece que só estão sendo testados pacientes internados, com síndrome respiratória aguda grave ou em quadros que evoluíram para óbito.
Até o momento, 66 pessoas foram internadas na cidade, incluindo aquelas com suspeita e confirmação de Covid-19. Dessas, 49 já receberam alta e 17 continuam hospitalizadas. O quadro dessas pessoas varia de observação até terapia intensiva. De acordo com a secretária de Saúde, Marcilene Dornelas, foram investidos R$3 milhões no combate ao coronavírus na cidade e 25 novos leitos de UTI foram criados para atender a demanda.
De acordo com o infectologista Herbert Fernandes, agora, os testes de Covid-19 estão saindo com muito mais rapidez, ajudando na luta contra a doença. O tempo de espera dos resultados está entre 24h e 48h, facilitando a distinção entre casos suspeitos e os confirmados.
“Nosso medo é o colapso da saúde nesse enfrentamento”
– diz a secretária de Saúde, Marcilene Dornelas
Comércio
“Vale frisar que não há perspectiva de abertura total do comércio. Fazemos um apelo para que comércios não essenciais permaneçam fechados”, esclarece Gilberto Cardoso Ramos Júnior, gerente operacional da Vigilância Sanitária do Município de Barbacena.
Uma preocupação crescente do órgão é com os donos de comércio não essenciais que estão descumprindo a orientação da prefeitura e mantendo suas lojas abertas. A recomendação continua sendo manter as portas fechadas para evitar a propagação do vírus.
De acordo com a secretária de Saúde, “se nós continuarmos com medidas de contenção, população usando máscaras, a gente pode ter condição de dar assistência à população”. Segundo ela, Barbacena é referência hospitalar para 250 mil pessoas.
A recomendação é que as pessoas continuem em casa porque, mesmo com a construção dos novos 25 leitos de UTI, esta semana a taxa de ocupação já esteve em 70%. Além disso, a secretária frisa que “nós não temos material, não temos EPI e não temos nenhum noticiado de que vamos receber do governo ou do estado”.
Apoio local
A cidade vem recebendo apoio de empresas locais no enfrentamento da Covid-19. Esta semana, a Secretaria recebeu doação de 6.700 litros de álcool em gel que foram distribuídos nos hospitais da cidade e também para o SAMU. Além disso, também chegaram doações de materiais para confecção de Equipamentos de Proteção Individual.
O órgão entrou com pedido de ajuda para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar). “Nosso medo é o colapso da saúde nesse enfrentamento”, ressalta Marcilene Dornelas.
Tempos de ficar em casa por motivos de saúde,