Alexandre Frigo
Chef de cozinha
A massa no formato do conchiglione não é tão popular no Brasil, mas sua forma que lembra uma concha do mar é ideal para fazer recheado. Ela permite uma grande variedade de combinações entre recheios e molhos. Um prato ideal para o domingo, acompanhado de um bom vinho tinto.
Ingredientes:
500g de conchiglione (1 caixa)
Massa:
1 colher de azeite
Água para cozinhar
Sal a gosto
Recheio:
1/2 kg de peito de frango desfiado
100ml de molho de tomate
2 colheres de sopa de requeijão cremoso
1/2 cebola bem picada
1 dente de alho bem picado
Salsa picada
3 colheres de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Molho:
1 litro de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1 pitada de noz moscada
2 colheres de sopa de requeijão cremoso
Sal a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe o conchiglione, passe em água corrente, escorra e separe. Com o frango cozido e desfiado, refogue em uma frigideira com azeite a cebola e o alho. Logo depois, adicione o frango, refogue novamente, acrescente o requeijão cremoso e misture bem.
Assim que levantar fervura, coloque o molho de tomate e o cheiro verde. Volte a misturar e deixe ferver. Coloque sal e reserve.
Para o molho, derreta a manteiga e misture a farinha até formar uma pasta. Adicione a noz moscada ralada e misture.Em seguida, acrescente o leite e mexa sem parar até que o molho fique bem cremoso. Neste ponto, adicione o requeijão e corrija o sal.
Com tudo pronto, recheie os conchigliones colocando-os em uma assadeira ou vasilha de sua preferência que possa ir ao forno. Cubra-os com o molho branco, polvilhe parmesão ralado por cima e ponha para gratinar.