Início Opinião Coluna RECEITA DO CHEF: O LOMBO NATALINO

RECEITA DO CHEF: O LOMBO NATALINO

Alexandre Frigo *

Com a proximidade do Natal, estava eu pensando no que fazer para ceia e ao mesmo tempo sobre qual receita eu escreveria. Muitas ideias surgem na cabeça nesta hora. Desde os pratos tradicionais até ao bem mais inovador. Após matutar muito, achei uma maneira de buscar ajuda. Fiz uma pesquisa junto aos amigos e familiares para saber o que não poderia faltar em uma ceia de Natal. Eu tive as mais variadas respostas. Mas uma coisa ficou constatada, as pessoas gostam da tradição natalina de uma ceia com pernil, ou lombo, ou peru, ou chester, a tradicional farofa, uma maionese mais especial, o salpicão – isso mesmo! Aquele da nossa última receita enviada). Teve rabanada, pudim de leite, fatias douradas (esta lembrada pelo meu irmão Giovanni). Lembraram também das massas e dos tradicionais doces de frutas como os de figo e pêssego.

Agora, não posso de deixar de mencionar as famosas PASSAS! Eh laiá! Olha elas aí gente! Isso mesmo. Sei que não é uma unanimidade. Mas uma coisa é certa, uma boa parte das pessoas mencionaram este ingrediente. A coitada sofre nas festas de fim de ano. Elas brotam nas receitas natalinas. Meu sobrinho Henrique é um dos que detestam. Ele as abomina. Eu particularmente gosto delas em algumas receitas e penso que ela é um dos ingredientes que tem a cara do Natal.

Eu estou no rol das pessoas que gostam de uma ceia de Natal tradicional. Tem que ter pernil ou lombo, uma salada a base de maionese ou creme de leite, farofa, arroz branco ou temperado e, de sobremesa, doces de figo ou pêssego. E, no caso presente, depois que conheci Leticia, o pudim de nozes.

Escolhi uma receita de lombo para esta coluna de hoje, como já tem muitas passas por aí e várias receitas agridoces, o lombo vai acompanhado de um molho de mostarda. Ele vai equilibrar bem com as demais receitas.

Tome um lombo de 1,5 kg mais ou menos. Bem aparado diga-se de passagem, Aquela camada de gordura na medida certa. Nem mais, nem menos. 1 xícara de vinho branco, tempero a gosto. Misture tudo e deixe o lombo marinando de um dia para o outro. Para o molho, vamos precisar de 50g de manteiga, meia cebola bem picadinha, 4 colheres de sopa de mostarda,  500 ml de creme de leite fresco, 200 ml de caldo de legumes, sal, açúcar, pimenta do reino, uma colher de sopa rasa de amido de milho e salsa picada.

Assar o lombo em forno pré aquecido a 180 graus por mais ou menos uma hora. Enquanto o lombo assa, vamos preparando o molho. Aqueça uma panela e coloque a manteiga. Refogue até ficar transparente. Hora de colocar a mostarda e misturar. Acrescentar o creme de leite, o caldo de legumes e temperar o molho com sal e açúcar. O açúcar vai para controlar a acidez.

Fatiar o lombo e dispor em uma travessa e regar com o molho por cima. Decorar a com salsa picada.

Um Feliz Natal a todos!

* É chef de cozinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui