Alexandre Frigo*
Não é novidade que não sou muito fã de doces. Já comentei aqui que neste aspecto eu puxei meu pai em preferir comidas salgadas. Mas um docinho de vez em quando eu gosto de comer.
Numa infância com poucos recursos, D. Maria se virava para tentar nos agradar. Seja no almoço, jantar, lanche ou mesmo com uma sobremesa. Como ela mesma sempre nos contou suas histórias, Vó Albertina também usava de criatividade para fazer seus almoços, doces, bolos, lanches, etc. Tio Pingo sempre falava em um doce de banana com creme e clara batida tipo suspiro que era levado ao forno no fogão a lenha para dar uma corada.
Pingo sempre pedia a ela para fazer pois adorava esse doce e trazia boas lembranças. Lógico que foi feito. Gostoso como sempre foi e feito com um toque de nostalgia. Pena que não era no fogão a lenha. Mas isso é uma outra história e “um dia com calma eu te conto”.
Um doce que lembra minha infância é o arroz doce. E aí trava-se a discussão. Come-se quente ou gelado. Eu prefiro gelado. Mas o gostoso mesmo é raspar a panela ou o tacho. É um doce simples mas que era feito com maestria. Ele era cremoso, arroz bem cozido. Uns dentes de cravo, canela de pau, leite da roça e açúcar se fundem em aromas e sabores. Ao final, era colocado em um pirex de polvilhado canela por cima. Depois ia para a geladeira. Era hora de esperar o momento de degustar.
Com o passar do tempo a receita ganhou o acréscimo de um leite condensado para dar aquele toque especial. Já vi receitas com raspa de limão, com doce de leite, creme de leite e que mais a criatividade mandar. Cada um que escolha a sua.
Vamos fazer doce?
- 1 xícaras e 1/2 de arroz
- 2 xícaras e 1/2 de água
- 5 xícaras de leite
- 2 colheres café de baunilha
- 1 lata de leite condensado
- 200 ml de creme de leite fresco
- açúcar a gosto
- canela em pó e em lascas
- cravo a gosto
Coloque a água o arroz e a canela e deixe ferver até secar a água. Após coloque o leite, a baunilha, o açúcar e o leite condensado e o creme de leite, mexendo sempre. Deixe ferver por 20 e está pronto. Passe para uma vasilha de louça ou pirex, polvilhe com canela. Sirva quente ou frio de acordo com o gosto.
* É chef de cozinha.