Início Cultura ROTEIRO TURÍSTICO “CAMINHOS DE SÃO TIAGO” É INAUGURADO

ROTEIRO TURÍSTICO “CAMINHOS DE SÃO TIAGO” É INAUGURADO

Em destaque, o gestor do circuito Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário, em uma das cerimônias de inauguração. Foto: Trilha dos Inconfidentes

Assessoria de Imprensa
Trilha dos Inconfidentes

Inspirado nos Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha, o roteiro que parte do município de Ouro Preto, com destino a São Tiago, promete atrair turistas, fomentar o comércio local e valorizar a cultura e a história das cidades que abrange.

Assim como na Europa do século IX, os peregrinos que passavam pela região ficaram conhecidos como tropeiros e Inconfidentes. O Brasil de 1700 chamou a atenção de aventureiros que desejavam encontrar as riquezas que se escondiam na terra. Nesse sentido, os “Caminhos de São Tiago” propõem levar os turistas para uma volta no tempo.

O roteiro poderá ser percorrido como preferir: a pé, de bicicleta, a cavalo, veículo, ou moto. Passando pelos municípios de Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago, os trechos foram pensados para atender a diversidade de estratégias que o turista pode utilizar para fazer a rota.

Com uma extensão total de 274 quilômetros, passando por 11 municípios, o roteiro faz parte da parceria de três Instâncias de Governança do Turismo no Estado, as IGRs: Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas, com o apoio do Circuito do Ouro, abrangendo mais de 500 mil pessoas no total. A sinalização dos trajetos contou com a instalação de 360 totens personalizados com a logo do projeto e setas indicativas, além de 90 placas em perímetro urbano.

Em ambientes que transbordam história e atratividade, turistas terão a oportunidade de percorrer o caminho dos inconfidentes e dos tropeiros, fomentando, assim, não só a economia da região, como também a cultura e tradições mineiras. Além disso, assim como no roteiro da Espanha, os desbravadores dos Caminhos de São Tiago receberão um passaporte, que poderá ser retirado e carimbado nos municípios do percurso. mediante doação de um quilo de qualquer alimento não perecível, que será doado para entidades locais.

Confira mais fotos abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui