Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais
Disputando a Prefeitura de Santa Cruz de Minas pelo Partido Verde (PV), a chapa, formada por Amaral Assis e Nem, fala à equipe do Notícias Gerais sobre as respectivas propostas de governo e inspirações para um possível mandato.
A juventude do município foi tema de destaque durante a entrevista: nesse quesito, a chapa do PV indica que pretende investir na educação e no lazer. Além disso, Amaral e Nem preveem a utilização das redes sociais para conhecer as demandas da população.
Perguntados sobre o diferencial da chapa, os candidatos afirmam trazer propostas de governo “audaciosas” e que irão realizar uma “administração compartilhada”.
Confira a entrevista completa:
Notícias Gerais (NG) – Como pretende lidar com os impactos causados pela Covid-19 no início do seu mandato?
Candidatura Amaral Assis e Nem – Impacto na economia: Buscarei recursos para todos os prejudicados. Impacto na Saúde: Disponibilizar, aos moradores, psicólogos e outros profissionais para tratamentos em geral. Impacto na educação: Iremos continuar com aulas on-line para compensar e reforçar o aprendizado. Continuarei a seguir as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e Governo Estadual, mantendo os cuidados de higiene, distanciamento social e usando máscara.
NG – O que a chapa sugere para a juventude da cidade?
Candidatura Amaral Assis e Nem – Uma boa política de educação para orientação e aprendizagem dos jovens homem e mulher: palestras, cursos profissionalizantes, esporte e lazer, academias/ginástica, aula de danças, capoeira, skate, Jiu-Jitsu, xadrez, corrida de rua e passeios ciclístico.
NG – Como pretende manter um bom contato com a população? De que modo busca conhecer suas demandas?
Candidatura Amaral Assis e Nem – Criar um canal direto através das redes sociais com associações em todos os bairros, criando a administração compartilhada com essas associações.
NG – Qual relação pretende manter com as demais figuras políticas do município e da região?
Candidatura Amaral Assis e Nem – Excelente relação! Após as eleições, iremos fazer contatos com todos os políticos da nossa região, que tiveram votos dos santa-cruzenses. Esse contato seria para buscar recursos e parcerias em projetos diversos.
NG – O tráfico de drogas vem se mostrando um problema em Santa Cruz de Minas. Se for eleito, qual estratégia o candidato pretende adotar para lidar com a situação?
Candidatura Amaral Assis e Nem – Adotar inteligência investigativa. Tratamento ou internação dos usuários que precisar. Ocupar o tempo dos usuários com trabalho, esporte/lazer e cursos. Diminuir o máximo de usuários. Se não tem comprador, não tem vendedor… o comércio fecha.
NG – A acessibilidade dos portadores de deficiência física é um tema que pede urgência. O plano de governo do candidato aborda essa questão? Se sim, quais propostas o candidato apresenta?
Candidatura Amaral Assis e Nem – Inclusão social em todas as áreas, para os deficientes físicos e mental. Investir em recursos humanos e outros no CRAS, fazer parcerias com a APAE ou outras instituições; melhorar os acessos com rampas e elevador no transporte coletivo. Cursos de libra, piso tátil, cursos de braille e outros recursos para orientar e dar segurança aos deficientes.
NG – Para você, qual é o principal diferencial da sua própria chapa comparada aos concorrentes?
Candidatura Amaral Assis e Nem – Primeira vez em uma disputa política, a proposta de governo é diferenciada e audaciosa. Iremos trabalhar com energia limpa e coleta seletiva. Não fizemos coligação com outros partidos.
Iremos trabalhar com a administração compartilhada; criar a secretaria de Ciências e Tecnologia, com um laboratório. Investir em tecnologia como impressora 3D e energia limpa/fonte renovável. Alunos serão acompanhados e vão interagir pelas redes sociais com alunos de outros lugares do Brasil e talvez do mundo.
NG – Existe alguma uma figura política (local, estadual, nacional ou Internacional) que te inspira? Qual? Justifique.
Candidatura Amaral Assis e Nem – Getúlio Vargas, Jânio Quadros e Juscelino Kubitschek. Vargas: foi o presidente dos pobres. Quadros queria fazer uma limpeza por causa da corrupção. E Juscelino Kubitschek teve projeto muito rápido/audacioso da construção de Brasília: em quatro anos realizou a construção que levaria, mais ou menos, vinte anos.
Eleições 2020 no NG
A equipe do Notícias Gerais vai cobrir a corrida eleitoral em diferentes cidades da região.
Nesta rodada de entrevistas, foram encaminhadas as mesmas perguntas, com o mesmo prazo para resposta, para todos os candidatos de uma prefeitura. A intenção é conhecer mais sobre quem pleiteia ocupar o Executivo dos respectivos municípios. Os candidatos não são obrigados a aceitar o convite da equipe de reportagem do portal, mas ficam cientes que será informado aos leitores se optarem por não responderem.
Acompanhe as matérias do portal no Facebook e Instagram! E caso queira receber nossas matérias por WhatsApp, basta enviar uma mensagem para (32) 9 8508-4646 e solicitar a inclusão na lista de transmissão do NG.
O primeiro turno das eleições municipais de 2020 está previsto para ocorrer no dia 15 de novembro.