Redação
Notícias Gerais
Em resultado preliminar do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – Critério Esportes, São João del-Rei ocupa a segunda colocação no ranking dos municípios que mais pontuaram em 2019. O levantamento foi divulgado pela Secretaria de Estado de Esportes.
Em entrevista ao Notícias Gerais, o secretário Municipal de Esportes de São João del-Rei, Antônio Marcos do Nascimento explica que, em síntese, o ICMS funciona da seguinte forma: “quanto mais fizer esportes, mais ganha ponto. (Consequentemente) fica bem classificado e retorna em dinheiro”.
Conforme já citado, o resultado publicado ainda é preliminar, visto que os municípios ainda podem entrar com recurso até o dia 23 de novembro.
A “Cidade dos Sinos” ocupa a segunda colocação, tendo nota final de 8130.5, atrás apenas do município de Pitangui. Outras cidades da região – como Prados, Lagoa Dourada, Barroso, Resende Costa e São Cruz de Minas – também aparecem entre as primeiras colocações do ranking.
Treze questões sob análise
O secretário de Esportes esclarece, à reportagem, que o ICMS Esportivo envolve treze pontos a serem trabalhados pelos municípios, sendo eles: Esporte para terceira idade; Esporte para Pessoas com Deficiência; Jogos Escolares Municipais; Jogos Escolares de Minas Gerais; Jogos do Interior de Minas; Outros Programas e Projetos; Atividades de Lazer; Xadrez; Projeto Sócio-Educacional; Atividade de Futebol Amador; Qualificação de Agente Esportivo e Instalação/reformas/obras.
Antônio Marcos conta também que o recurso que virá, por meio do ICMS Esportivo em 2021, deve ser em torno de R$ 20 a 30 mil mensais. “Com este recurso, realizamos a reforma e pintura de quadras; arrumamos alambrado, material esportivo… paga-se arbitragem para modalidades esportivas; transporte de van, micro-ônibus e ônibus para atletas e equipes que disputam fora da cidade”, enumera.
Além disso, segundo Antônio, o recurso pode ser destinado ao apoio de equipes locais que disputam campeonatos fora da cidade e também em premiações, troféus e medalhas. “O dinheiro volta para o esporte que pontua novamente e de novo volta para o município”, reflete o secretário.