Início Gerais Cotidiano SÃO JOÃO DEL-REI GANHA NOVOS ESPAÇOS CULTURAIS PARA MANTER VIVAS AS MEMÓRIAS...

SÃO JOÃO DEL-REI GANHA NOVOS ESPAÇOS CULTURAIS PARA MANTER VIVAS AS MEMÓRIAS MATERIAIS E IMATERIAIS DA CIDADE

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

A cidade dos sinos, repleta de histórias, lendas, cultura e arte, vai ganhar mais dois espaços para manter viva a memória em São João del-Rei. A Prefeitura irá inaugurar dois museus – de bens materiais e imateriais – para garantir o registro da história do município e também para ajudar na articulação de movimentos culturais. 

Mesmo com a finalização das obras nos próximos meses, os espaços não serão abertos ao público a princípio, como forma de evitar o avanço da Covid-19 na cidade e evitar aglomerações.

Bens materiais

O museu de bens materiais está sendo construído na Casa do Barão de São João del-Rei e já está em processo de finalização, de acordo com o secretário de Cultura, José Luiz Baccarini Neto. O casarão que abrigará o novo centro de cultura da cidade é um importante patrimônio do município e já abrigou, inclusive, Dom Pedro II durante a inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas. 

Neste museu, estarão peças que contam a história de São João del-Rei, como objetos do ciclo do ouro e bordados de João Cândido, marinheiro que protagonizou a Revolta da Chibata em 1910. Além disso, o espaço também contará com exposições itinerantes e abrigará o Conselho do Patrimônio. 

José Luiz Baccarini Neto diz, ainda, que o museu será ponto importante para conservar em São João del-Rei a história da própria cidade. “A gente perdia muitas peças que não ficavam em São João del-Rei porque não tinha museu municipal, a gente perde acervo local, vc acaba recebendo peças”, conta. 

Como protocolo, muitos achados da cidade acabavam indo, por exemplo, para a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) para fazer manutenção e precisar o valor histórico. “Esses dias fiquei sabendo que um dos primeiros desenhos da Igreja do Carmo está em Ouro Preto”, completa o secretário de Cultura.

Bens imateriais

Também será inaugurado um espaço para manter vivo o patrimônio imaterial de São João del-Rei. O museu está sendo construído na Rua Santo Antônio, a chamada Rua das Casas Tortas, na Casa 22, e será um local, principalmente, de articulação dos movimentos culturais da cidade. 

O espaço funcionará como embiente para desenvolvimento e criação, por exemplo, de festas típicas da cidade, como a Semana Santa e também para auxílio de outros movimentos, como Congado e a Capoeira. Com as atividades concentradas, o objetivo é incentivar o patrimônio imaterial de São João del-Rei. 

Além disso, o museu também contará com apresentações e exposições para contar a histórias dessas festas e movimentos tão importantes para a formação cultural e identitária da cidade. Assim, turistas e moradores poderão visitar o local para conhecer mais sobre a arte em São João del-Rei.

ICMS Patrimônio Cultural 

O projeto dos museus fazem parte de uma série de ações que garantiram a São João del-Rei uma nota recorde no ICMS Patrimônio Cultural. Este ano, a cidade atingiu 35,57 pontos e foi destaque na região. 

O ICMS é um projeto do governo de incentivo à preservação do patrimônio cultural. Com as verbas, os municípios podem trabalhar em políticas públicas que contribuam para a manutenção de espaços e movimentos importantes. 

Em São João del-Rei, grande parte do trabalho é feito em conjunto com o Conselho do Patrimônio e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Foi realizada, por exemplo, a restauração do Teatro Municipal e do Coreto.

Questionado na segunda (27), o secretário não informou os valores que serão empregados na construção dos novos museus até a publicação desta matéria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui