Início Gerais Política SÃO TIAGO: ALEXANDRE NONATO APOSTA NA PARTICIPAÇÃO POPULAR

SÃO TIAGO: ALEXANDRE NONATO APOSTA NA PARTICIPAÇÃO POPULAR

Foto: divulgação

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Dando continuidade a cobertura das eleições municipais 2020, o Notícias Gerais entrevista os dois candidatos à Prefeitura de São Tiago.

Alexandre Nonato, candidato pelo Patriota, se compromete a estudar os melhores meios para construção do condomínio industrial para a produção dos tradicionais biscoitos da cidade e investir na revitalização para funcionamento total da Praça de Esportes e em parcerias entre o setor público e o privado para melhorias no serviço prestado pelo Hospital São Vicente de Paulo.

Com relação a pandemia da Covid-19, o candidato enfatiza que irá se empenhar para que as medidas de fiscalização sejam efetivas e que a flexibilização das formas de proteção só pode ocorrer com a vacinação em massa ou com a aprovação de medicamentos com eficácia comprovada.

Confira a entrevista completa:

Notícias Gerais (NG) – O biscoito é o principal produto da economia local. A principal demanda da associação dos produtores, atualmente, é a construção de um condomínio industrial para expansão dos negócios. Se eleito, como o candidato pretende lidar com essa demanda?

Candidatura Alexandre – A indústria do biscoito é a principal força da economia local. Na última década, ela apresentou muitos avanços na tecnologia de produção, saúde e segurança do trabalho. Mas, ainda falta avançar em outras áreas: meio ambiente, arquitetura e urbanismo, turismo. Uma solução polivalente pode ser o condomínio industrial, que harmonizaria essas demandas, constantes e crescentes. A criação do condomínio é uma oportunidade de estabelecer regras gerais para os produtores participantes e organizar o setor para as próximas décadas. Isso será construído junto às empresas de biscoitos e à sociedade, além de englobar instituições de ensino como a UFSJ, IFs, escolas públicas e privadas. O local onde seria construído o condomínio, parece-me ser o maior desafio. É preciso estudar qual seria o lugar mais estratégico e quais os investimentos em estrutura seriam mais relevantes, para garantir o uso racional do dinheiro público. Mesmo com limitações financeiras, sei que uma gestão de qualidade sempre busca alternativas dentro da legalidade e da moralidade, mas, acima de tudo, atua com inteligência e participação democrática.

NG – Os moradores do bairro Cidade Nova lidam, a mais de 20 anos, com a falta de água e saneamento básico no local. O candidato tem planos para solucionar a situação do bairro e melhorar as condições de infraestrutura básica da cidade como um todo?

Candidatura Alexandre – O descaso com o bairro não é apenas falta de água potável e esgoto. Assim como o prejuízo não se resume aos moradores, mas também aos proprietários que mantêm seus impostos em dia, como o IPTU, e não têm retorno em serviços públicos. Falta limpeza de ruas, coleta de lixo, meio fio, pavimentação, captação de águas pluviais. A infraestrutura do bairro foi objeto de Ação Judicial e tem sentença definitiva desde 2016, que condena o município e o loteador. Desde então, nada justifica a inoperância do executivo municipal. Ao afirmar que a sentença deve ser cumprida, quero dizer: construir toda a infraestrutura e prestar os serviços públicos que o Cidade Nova tem direito. Minha meta de governo é iniciar o diálogo com os proprietários, moradores e Associação do Bairro, pois tenho interesse em conhecer quais são as maiores carências e urgências desses cidadãos para, assim, começarmos o cumprimento da sentença, que é, no final das contas, garantir todos os direitos a quem de interesse. Será importante também, entrar em contato com o réu solidário para conseguir mobilizar todo o recurso financeiro necessário. Resumindo, a minha proposta é começar a cumprir a sentença.

NG – Para o candidato, qual a importância da transparência nas ações da administração pública? Se eleito, como pretende agir para fazer um governo efetivamente transparente?

Candidatura Alexandre – Entendo que a transparência é um dever de qualquer administração pública, pois visa ao direito fundamental que o cidadão tem de ser informado sobre todos os atos do governo. Além disso, a transparência cumpre um papel social ao fornecer as informações para que a população possa conhecer e formar uma posição crítica em relação à “coisa pública”. Quero ainda implantar canais que permitam distribuir as informações para toda a comunidade, ou seja, além das plataformas digitais, vou usar outras mídias para atingir as pessoas. Também pretendo implantar uma ouvidoria para que o cidadão possa opinar, sugerir e reclamar sobre pontos que afetam a qualidade de vida de toda a comunidade, usarei, para isso, uma estrutura composta por diferentes canais de comunicação para que a ouvidoria seja acessível a todos e, claro, com a eficiência em respostas adequada em menor tempo possível. Por fim, não posso deixar de citar dois princípios da administração que vão me guiar durante todo o mandato, a publicidade, que relatei até aqui, e a impessoalidade, pois uma comunicação transparente não pode ser usada para promover pessoas, mas, sim, ações.               

NG – Como o candidato pretende lidar com os impactos da pandemia da Covid-19, na cidade, nos próximos quatro anos?

Candidatura Alexandre – O Coronavírus vem apresentando um padrão mundial de estabilidade nos casos de novos óbitos por dia e segue apresentando aumento no número de novos casos diários. No Brasil, há três semanas seguimos em redução dos dois critérios, porém, devido à gravidade da doença e pelo fato de ainda não existir tratamento eficaz nem vacina, é importante a retomada das atividades seguindo as normas de segurança. Como prefeito, vou cobrar e fiscalizar o cumprimento das regras de distanciamento social e prevenção ao Coronavírus, principalmente a distância de segurança, o uso de máscara e a correta higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Só podemos flexibilizar essas medidas após a vacinação em massa da população com imunizantes e medicamentos de eficácia comprovada.

NG – Fora as questões elencadas pelo portal, que outro ponto o candidato elenca como essencial a ser trabalhado pela administração pública em São Tiago?         

Candidatura Alexandre – Quero destacar dois pontos centrais para a nossa comunidade: a Praça de Esportes e o Hospital São Vicente de Paulo, instituições que caminham juntas. A Praça de Esportes, como local para práticas de lazer e desportivas, tem um impacto extremamente positivo no bem-estar da população e, por consequência, na saúde pública, já que reduz os índices de doenças e demandas hospitalares graças às atividades físicas. Dessa forma, o Hospital fica menos congestionado, em função de uma comunidade que mantém práticas saudáveis, e ele pode focar a sua atenção nos casos mais complexos. Assim, quando prefeito, vou trabalhar para que a Praça de Esportes receba os recursos necessários para um funcionamento pleno, inclusive com o retorno da piscina e da sauna, e construir articulações público-privadas para que o Hospital tenha fundos permanentes que fortaleçam os serviços já disponíveis e que sejam implementados, conforme a demanda, aqueles que ainda não são praticados.

NG – Para você, qual é o principal diferencial da sua própria chapa comparada aos concorrentes?

Candidatura Alexandre – Sem sombra de dúvida, a inovação na forma de administrar, mais aberta e que vai demandar, com mais ênfase, a participação popular em todas as minhas decisões. Eu represento uma mentalidade jovem, que conhece bem as demandas dessa faixa etária. Claro, sem negligenciar outros recortes etários. Por isso, integro um grupo plural e com experiência na vida pública, o que solidifica as bases de inovação que defendo, ou seja, vejo-me não só como governante, mas como membro da comunidade a qual também é responsável por ajudar a gerir o que é de interesse de todos. Os modelos burocráticos de governo têm que ser superados, para que os serviços essenciais funcionem de forma plena. Essa será a marca do meu governo.

Eleições 2020 no NG

A equipe do Notícias Gerais vai cobrir a corrida eleitoral em diferentes cidades da região.

Nesta rodada de entrevistas, foram encaminhadas as mesmas perguntas, com o mesmo prazo para resposta, para todos os candidatos de uma prefeitura. A intenção é conhecer mais sobre quem pleiteia ocupar o Executivo dos respectivos municípios. Os candidatos não são obrigados a aceitar o convite da equipe de reportagem do portal, mas ficam cientes que será informado aos leitores se optarem por não responderem.

Acompanhe as matérias do portal no Facebook e Instagram! E caso queira receber nossas matérias por WhatsApp, basta enviar uma mensagem para (32) 9 8508-4646 e solicitar a inclusão na lista de transmissão do NG.

O primeiro turno das eleições municipais de 2020 está previsto para ocorrer no dia 15 de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui