Início Gerais Cotidiano SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO JOÃO DEL-REI TRAÇA PLANOS DE AÇÃO...

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO JOÃO DEL-REI TRAÇA PLANOS DE AÇÃO PÓS-PANDEMIA

Foto: Luciano Nascimento

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Enquanto presta ações de auxílio imediato às famílias mais vulneráveis, durante a pandemia do novo coronavírus, como a distribuição de cestas básicas e de itens de higiene, a Secretaria Municipal de Assistência Social se prepara para agir no auxílio das famílias desamparadas também no pós-pandemia.

Um projeto, que ainda está em fase de planejamento e que será lançado no futuro, está sendo pensado para ajudar a recolocar os cidadãos nos postos de trabalho e, ainda, aquecer a economia do município. “O projeto, atualmente chamado de ‘Incubadora’, vai fazer a ligação dos microempreendedores e dos autônomos aqui da cidade. Dentro desse projeto a gente visa prestar consultorias empresariais a esses microempreendedores, só que a gente vai ter uma contrapartida”, informa o assessor de comunicação, Franklin Félix.

A ideia do projeto é funcionar a partir do cumprimento de regras e ganho de recompensas. Os moldes mais claros ainda serão definidos, já que o projeto ainda sendo estruturado. “A gente pretende conseguir mexer com aquelas pessoas que mais sofreram com o desemprego, principalmente neste período de pandemia, e vai ser uma forma de reinseri-las profissionalmente”, declara Félix. 

Assistência durante a pandemia

Durante a pandemia, o trabalho da assistência social está voltado principalmente para os benefícios emergenciais. “A demanda de usuários que necessitam de assistência imediata quase que triplicou em São João del-Rei. Muito pela questão do desemprego mesmo, e dessa situação de insegurança, principalmente, financeira”, informa o assessor.

Outra frente de trabalho principal tem sido a atualização de cadastros de usuários. “Muita gente não sabe que o Cadastro Único tem que ser renovado a cada dois anos. Se não, isso implica talvez não conseguir algum benefício”, explica Félix. 

Antes da Covid-19

Em um mundo anterior a Covid-19, os dois carros chefes da Secretaria de Assistência Social eram o Programa Pós Morar e a Escola da Massa. Agora, ambos estão com as atividades suspensas por tempo indeterminado. No entanto, voltarão a funcionar após a pandemia. 

A Escola da Massa oferece oficinas nas áreas de confeitaria e padaria e também varia um pouco abordando também a área de açougue e frios. “Aqui em São João del-Rei nosso maior ramo de empregos é dentro de supermercados. Então, a gente investe naquilo que a gente acha que possa ter um retorno melhor”, afirma Félix. 

Já o programa Gestão Pós Morar atende aos beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida, dos residenciais Risoleta Neves I e II  e Parque das Cachoeiras. “É um projeto para ressocializar a população que mora lá, para que eles não se sintam desamparados, sem nenhum suporte do poder público”, informa o assessor. 

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o programa oferece cursos profissionalizantes “para que haja uma ascensão dos beneficiários no mercado de trabalho”. 

Serviço

A Secretaria de Assistência Social de São João del-Rei está funcionando normalmente, mesmo durante a pandemia. O endereço é Rua Salomão Batista de Sousa, nº 10, no bairro Matosinhos.

Os interessados também podem entrar em contato pelos telefones (32) 3379-1526, (32) 3379-1528 ou pelo e-mail: assistenciasocial@saojoaodelrei.mg.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui