Início Gerais Cotidiano SERVIDORES PÚBLICOS DA UFSJ SE MOBILIZAM PARA AJUDAR POPULAÇÃO AFETADA PELA CRISE...

SERVIDORES PÚBLICOS DA UFSJ SE MOBILIZAM PARA AJUDAR POPULAÇÃO AFETADA PELA CRISE DO CORONAVÍRUS 

Projeto já recebeu doações de cestas básicas, que serão encaminhadas a instituições filantrópicas e famílias necessitadas. (Foto: Gabriel César de Souza/Divulgação)

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Na quinta-feira (2), servidores públicos da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ realizam uma campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis e itens de higiene. O material será destinado a instituições filantrópicas da cidade. Pedidos de ajuda avulsos também serão atendidos.

Os pontos de coleta vão funcionar de 8h às 17h. Eles esperam receber doações de arroz, feijão, óleo, macarrão, café, leite, açúcar, biscoito cream cracker e produtos de limpeza e higiene pessoal, de 8h às 17h, nos pontos de coleta.

Por questões de segurança e prevenção, um grupo de voluntários fará revezamento nos pontos de recebimento. Eles estarão equipados com luvas e álcool gel. A recomendação é para que a população faça sua doação e se afaste do local rapidamente para evitar aglomerações. 

O idealizador da campanha, Gabriel César de Souza, técnico-administrativo da UFSJ, explica que, apesar de levar o nome da universidade, a campanha não é institucional. “A ideia surgiu primeiramente por uma questão de humanidade mesmo. Sei o que é passar dificuldades e, às vezes, as pessoas ficam presas em suas bolhas sociais e acham que o mundo se resume aquilo”, afirma.

Laila Cristina Moreira Damazio, professora do curso de Medicina e servidora da UFSJ há cerca de 10 anos, ressaltou a importância da realização de ações como essa em um momento onde as pessoas estão perdendo seus empregos e, em alguns casos, sua saúde. 

“Sou fisioterapeuta e trabalhei alguns anos em UTI hospitalar. Sei bem como é difícil vencer as doenças respiratórias. Estou em quarentena em casa, rezando para as pessoas levarem a crise a sério e não se exporem neste momento que estamos enfrentando”, declara a docente. 

Auxílio a comunidade externa

Souza reforça que a campanha funciona também como forma de resposta aos ataques do governo contra os servidores públicos, mostrando que eles se encontram do lado da população. “Nesse momento crítico de obscurantismo que estamos vivendo, com negação da ciência e questionamento das instituições, a universidade pública deve mostrar à sociedade sua importância na produção de conhecimentos que ajudam a população e liderando movimentos de solidariedade”, declara o servidor.

Pontos de coleta

As doações poderão ser feitas em cinco pontos de coleta espalhados pela cidade. No Bairro Colônia, o posto de arrecadação estará localizado em frente ao Restaurante Karina, na Av. Trinta e Um de Março, nº 1466. Na Av. Leite de Castro, no Bairro Fábricas, a coleta será no cruzamento antes da subida para o Campus Dom Bosco da universidade. No Centro, as doações poderão ser entregues na Praça da Igreja São Francisco de Assis. Assim como no Bairro Matosinhos, onde a coleta será realizada na Praça do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Outras informações estão disponíveis pelo telefone (32) 99919-1731.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui