Início Gerais Brasil SITE PERMITE CALCULAR LEITOS NECESSÁRIOS PARA ENFRENTAR A PANDEMIA; OBJETIVO É AUXILIAR...

SITE PERMITE CALCULAR LEITOS NECESSÁRIOS PARA ENFRENTAR A PANDEMIA; OBJETIVO É AUXILIAR TOMADA DE DECISÕES POLÍTICAS

Foto mostra hospital de campanha em construção, com vários leitos sendo preparados.
Governo de MG anuncia hospital de campanha na Expominas, em BH, com 900 leitos (Foto: Agência Minas)

André Frigo
Notícias Gerais

Um grupo de professores e pesquisadores de unidades de ensino federal de São João del-Rei e região criou um site que calcula o número de leitos necessários para atender a demanda durante a pandemia do novo coronavírus, em dois cenários diferentes de propagação do Covid-19. O www.covid-19.ufsj.tech é uma poderosa ferramenta que vai auxiliar governantes a tomarem as melhores decisões no combate ao Convid0-19.

O site foi criado pela equipe composta por Celso Luiz de Souza, Carla Fabiana G. Lopes, ambos do Instituto Federal do Sudeste de Minas, e Dárlinton Barbosa Carvalho e Anderson Oliveira Latini, professores da UFSJ, além da bioóloga Daniela Resende e um médico que preferiu manter o anonimato. A base foram estudos feitos a partir de um trabalho publicado em 26 de março pelo Imperial College London.

Diante de um cenário polarizado, onde um grupo defende a quarentena para a preservação da saúde da população e outro que se posiciona contra o isolamento social, reivindicando a reabertura do comércio, Anderson Latini afirma que o site fornece as informações para as tomadas de decisão.

“Esses resultados têm que chegar nas mãos dos tomadores de decisão, tem de chegar na mão do prefeito, do governador, do Ministério Público de Minas Gerais. Tem de chegar nas mãos dessas pessoas para elas saberem o peso de tomar uma decisão ou outra”, alerta o pesquisador.

O site covid-19.ufsj.tech permite acesso a um aplicativo para que se consulte o percentual da população que está em quarentena no Brasil e as projeções deste número em diferentes cenários de expansão da pandemia. Essa consulta também pode ser feita por cada Estado e por cada município. O site covid-19.ufsj.tech já teve mais de 3 mil acessos de todas as regiões do país e um número expressivo feito a partir dos Estados Unidos.

Ciência para todos

A motivação para a criação do site foram o sentimento de dar uma contribuição no combate às consequências da Covid-19 e a necessidade cada vez mais evidente de transformar a ciência em algo compreensível para toda a população.

“A ideia desse site é, primeiro, divulgar ciência. Segundo, passar para qualquer pessoa, seja ela tomadora de decisão ou não, uma ideia da diferença de tomar uma decisão ou outra. Por bem ou por mal, estamos descobrindo que é muito importante a gente divulgar de forma popular o que a gente faz. Para as pessoas perceberem que tem muita coisa importante acontecendo dentro das universidades”, declarou Anderson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui