

Redação
Notícias Gerais
Os vereadores de São João del-Rei, Igor Sandim (Podemos) e Fabiano Pinto (DEM), apresentaram uma proposta de criação de um auxílio emergencial municipal. A informação foi divulgada, nesta quarta (14), nas redes sociais dos parlamentares.
No comunicado audiovisual, Sandim indicou que a ideia “é auxiliar as famílias que realmente precisam (de apoio) nesse momento de pandemia”.
Já Fabiano reforçou que “nada mais justo que o município de São João del-Rei colaborar com a população”. Ele ainda deu o exemplo de quem seria o público-alvo da medida: “os empresários que não podem trabalhar, os donos das lojinhas… o pipoqueiro que não está podendo vender a pipoca na rua. Todas as pessoas que estão necessitando da ajuda do governo”.
Tendência regional
Outras cidades da região apresentam propostas semelhantes de criação de um benefício local. Conforme publicado pelo Notícias Gerais, em Barbacena, o vereador Glauber Milagres Gava (DC) encaminhou um pedido à Prefeitura de Barbacena, solicitando a análise da possibilidade de criação de um auxílio emergencial municipal.
Já em Barroso, a iniciativa partiu do Executivo: em coletiva, o prefeito, Anderson de Paula (DEM), e o vice, Eduardo Pinto (Cidadania), anunciaram a intenção de oferecer o auxílio, que está inserido dentro do plano “Retoma Barroso”.
É importante destacar que a iniciativa da criação deste tipo programa não pode ser tomada por um vereador: ela deve ocorrer por parte da administração municipal, por meio de um projeto de lei, que teria que ser analisado e votado pela Câmara, visto que implica na criação de novas despesas para o município, para as quais deve haver dotação orçamentária.