Início Gerais Política VEREADORES ENFRENTAM DIFICULDADES PARA FISCALIZAR VACINAÇÃO EM SÃO JOÃO DEL-REI

VEREADORES ENFRENTAM DIFICULDADES PARA FISCALIZAR VACINAÇÃO EM SÃO JOÃO DEL-REI

Foto: Dado Ruvic / Reuters

Redação
Notícias Gerais

Em São João del-Rei, vereadores vêm enfrentando dificuldades no trabalho de fiscalizar a vacinação contra o novo coronavírus. As denúncias que envolvem a vacinação não se aplicam somente aos “fura-filas”, mas também ao desaparecimento de doses. O Notícias Gerais relatou – em reportagem no dia 24/2 – a falta de transparência e de respostas aos questionamentos sobre a vacinação.

Segundo apuração da reportagem, os vereadores Rogério Bosco e Lívia Guimarães, ambos do PT, desde o início do processo de vacinação, mantiveram o contato com a Secretaria Municipal de Saúde, onde conseguiram acesso à cópia de 1.700 cadastros preenchidos manualmente. Entretanto, de acordo com a assessoria do parlamentar, muitos desses cadastros não possibilitaram a leitura por estarem preenchidos de forma ilegível.

“Constantemente temos cobrado da Secretária (Municipal) de Saúde por mais transparência da campanha de vacinação e maior organização, de forma que os idosos sejam preconizados. Acreditamos que a vacinação na cidade ainda está desorganizada, pois temos acompanhado pelas redes sociais pessoas manifestando falta de informação, tanto para cadastro, tanto para vacinação em si”, declara o assessoria do vereador Rogério.

No mesmo dia da publicação da reportagem do Notícias Gerais sobre o número de vacinados até então no município, os vereadores encaminharam um novo ofício à Secretaria de Saúde e, até o momento, também não obtiveram resposta. “Isso dificulta a ação de fiscalização por parte dos vereadores. Essa é uma reclamação de outros vereadores, até mesmo da base aliada do prefeito. Esse ofício também foi em cópia para o Conselho Municipal de Saúde. Nele, pedimos que o Conselho possa acompanhar e solicitar a Secretaria de Saúde maior transparência e organização”, pontua o gabinete do parlamentar.

A assessoria do vereador relembra que, até o momento, ocorreram denúncias de duas doses que sumiram na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e a de um rapaz que apresentou informações falsas para conseguir ser vacinado. Os dois casos foram noticiados pelo portal.

O NG também entrou em contato com a Secretaria de Saúde de São João del-Rei. Como resposta, foi informado que, por se tratar de um questionamento comum a vários vereadores, a pasta elaborou uma resposta única a todos eles, encaminhada à Câmara de Vereadores.

Segundo a secretaria geral da Câmara, o ofício com a resposta da Secretaria de Saúde já foi encaminhado à presidência da Comissão de Saúde do Legislativo, ocupada pelo vereador Sargento Machado (PRTB). No entanto, “ainda não foi disponibilizado a ele por causa do trabalho em home office dos servidores da Câmara, mas esta semana será encaminhado à comissão e, posteriormente poderá ser disponibilizado aos vereadores e a quem mais se interessar”.

A Prefeitura de São João del-Rei vem publicando boletins com informações sobre a quantidade de doses recebidas e aplicadas e os respectivos grupos prioritário, porém, sem os nomes dos vacinados.

Como denunciar fura-filas

A Ouvidoria-Geral do Estado conta com nove ouvidorias especializadas: Saúde; Educacional; Polícia; Fazenda, Licitações e Patrimônio Público; Sistema Penitenciário e Socioeducativo; Ambiental e Agropecuária; Prevenção e Combate à Corrupção; Assédio Moral e Sexual e Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social e o Canal Coronavírus.

Confira, a seguir, a relação dos canais de atendimento da OGE/MG disponíveis para a população:

Relembre

Na última quinta-feira (18/3), uma lista com o nome de 1.852 servidores públicos do governo de Minas Gerais, que trabalham nas superintendências regionais de saúde, foi publicada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O documento foi enviado à CPI que investiga quem “furou a fila” na vacinação contra a Covid-19 no estado. Entre os 1852 servidores, estão 95 pessoas de Barbacena e 60 de São João del-Rei, como divulgado pelo Notícias Gerais.

Todos eles foram vacinados conforme critérios estabelecidos pelos municípios e a CPI apura se a imunização – realmente – era prioritária a todos, uma vez que muitos deles não trabalhariam na linha de frente no combate à pandemia e, assim, outros grupos seriam de maior prioridade. Para acessar a lista, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui