Início Gerais Cotidiano VOLTA ÀS AULAS: PROFESSORES DO ESTADO DISCUTEM GREVE SANITÁRIA

VOLTA ÀS AULAS: PROFESSORES DO ESTADO DISCUTEM GREVE SANITÁRIA

Foto: reprodução / Freepik

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Em decisão anunciada na última quarta (1), o Governo do Estado aprovou o retorno das atividades escolares presenciais em cidades que estiverem na onda vermelha do programa Minas Consciente, como é o caso de São João del-Rei e demais municípios da macrorregião de saúde Centro-Sul.

André Nogueira, diretor de comunicação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), afirma que o sindicato segue contrário ao retorno presencial sem que haja vacinação de toda a comunidade escolar e que, se houver necessidade, a categoria irá realizar uma greve sanitária. 

“Essa greve sanitária é para defender a vida e defender os trabalhadores e trabalhadoras em educação, mas essencialmente para defender a população”, defende Nogueira

Segundo ele, ao permitir o retorno presencial das atividades escolares na onda vermelha, que sinaliza um dos estados mais críticos da Covid-19 nas cidades, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), ignora a realidade e se alia ao negacionismo científico e as visões do Governo Bolsonaro. 

“Desde o ano passado a categoria vem se mobilizando contra o retorno presencial das escolas, porque nós trabalhadores e trabalhadoras em educação sabemos da realidade da escola pública e sabemos que não há protocolo seguro de retorno”, afirma o professor.  

Ensino Superior

Ao Notícias Gerais, tanto a Universidade Federal de São João del-Rei quanto o IF SUDESTE-MG, Campus São João del-Rei, afirmaram que a decisão do Governo do Estado não afeta diretamente suas atividades e nem o calendário já aprovado para 2021. 

“O Campus do IF SUDESTE-MG, em São João del-Rei, segue orientações definidas pela reitoria para todos os Campi. O Calendário 2021 já foi aprovado no Conselho de Campus e não sofrerá mudanças por enquanto”, disse a professora, Teresinha Magalhães, em resposta ao portal.

Na UFSJ, o calendário remoto continua mantido e uma comissão nomeada para esse fim está debatendo as condições para um futuro retorno presencial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui