Kamila Amaral
Notícias Gerais
A Prefeitura de São João del-Rei informa que não irá transferir a cidade para a onda vermelha do programa “Minas Consciente”. A informação foi indicada à reportagem do Notícias Gerais, pela assessoria da administração municipal, na manhã desta sexta (11).
No relatório semanal do programa estadual, publicado nesta quinta (10), a microrregião de Saúde de São João del-Rei recebeu orientação recebeu orientação para regredir à onda vermelha. No entanto, a macrorregião Centro-Sul, da qual a cidade faz parte, segue na onda amarela. Nesses casos de divergência quanto a avaliação micro e macrorregional, é o Executivo local que decide quais normas serão seguidas.
A assessoria de comunicação da prefeitura esclarece que o prefeito só é obrigado a acatar as designações da macrorregião e não dá micro. Assim, o Executivo irá aguardar os próximos encaminhamentos para a macrorregião de Saúde Centro-Sul, para adequar-se a possíveis mudanças.
Nesta quinta (10), São João del-Rei registrou 47 pacientes diagnosticados com a Covid-19, batendo recorde do número de casos confirmados em um período de 24 horas. Outro dado preocupante apresentado no último boletim municipal é o de que 29 pessoas estavam internadas em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na cidade.
Entenda o “Minas Consciente”
Entre os fatores avaliados pelo “Minas Consciente” para sinalizar qual onda uma localidade deve ser adequar estão: a taxa de incidência da Covid-19, a capacidade de atendimento atual e a velocidade de avanço da doença.
Conforme citado anteriormente, na segunda versão do programa, que entrou em vigor em julho, as avaliações são feitas em âmbito microrregional e macrorregional.
[…] APESAR DOS NÚMEROS ALARMANTES, SJDR PERMANECE NA ONDA AMARELA DO “MINAS CONSCIENTE” […]