Redação
Notícias Gerais
No boletim epidemiológico desta quinta (18), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em São João del-Rei indica que, às 15h30, haviam 50 pacientes internados em leitos de terapia intensiva, que são reservados para casos confirmados ou suspeitos de Covid-19.
Entre as pessoas sob atendimento especializado, 21 utilizam equipamento de ventilação mecânica para conseguirem respirar, 29 apresentam diagnóstico positivo para a infecção do novo coronavírus.
Como São João del-Rei é polo microrregional, as unidades de saúde atendem pacientes de municípios vizinhos. A Santa Casa de Misericórdia possui 30 pacientes em UTI, o Hospital das Mercês, 19, e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), uma.
O documento não informa, entretanto, quantos leitos são mantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por convênios médicos particulares.
Conforme revelado em reportagem do Notícias Gerais, São João del-Rei não possui leitos clínicos reservados para enfrentamento da pandemia No dia 29/1, uma manifestação aconteceu pedindo pela reabilitação desses leitos.
Conforme consta no documento, entre as pessoas que morreram, estão: um homem de 76 anos de Coronel Xavier Chaves e uma mulher de 85, residente de Lagoa Dourada, que já testaram positivo para a doença, além de uma mulher de 80 anos que residia em Congonhas, que ainda não teve exame conclusivo. Apesar de estarem notificados no informe são-joanense, esses óbitos não são contabilizados no boletim da cidade.
Covid-19 em São João del-Rei
Desde o início da pandemia, 3.516 casos de Covid-19 foram confirmados em São João del-Rei: desses, 3.043 se recuperaram e 67 vieram a óbito por causa de complicações da doença. Duas mortes estão sob investigação quanto a possível relação com o coronavírus.
Ao todo, 4.917 casos já foram descartados.