

Ana Laura Queiroz e Juan Szczypior
Notícias Gerais
Em plena alta dos números de contágio por coronavírus, o comércio de São João del-Rei se prepara para a sexta-feira mais movimentada do ano, a Black Friday brasileira. Esta edição marca os dez anos desde que foi incorporada no país, em 2010, seguindo como exemplo a data comercial dos Estados Unidos.
Reconhecida mundialmente pelas baixas significativas nos preços de inúmeros produtos, esta sexta-feira (27) promete um desconto de até 80% nos estoques das lojas são-joanenses. A equipe do NG foi às ruas para escutar os comerciantes e saber mais sobre os preparativos para a abertura das lojas.
“A expectativa é muito boa! Estamos esperando muitos clientes, seguindo todas as medidas de segurança. A loja fornecerá álcool gel e máscaras para o cliente que não estiver com a sua.”, conta Gustavo, gestor da Magazine Luiza.
Com a pandemia, as vendas despencaram e preocuparam o comércio local, especialmente os microempreendedores. De acordo com o Sebrae, 58,9% das pequenas empresas suspenderam suas atividades temporariamente em decorrência do coronavírus. As que seguem de portas abertas apostam no resultado das vendas desta sexta-feira.
“Estamos com uma expectativa grande, os preços muito bons, mas o movimento caiu bastante. Temos que usar de outros artifícios e estratégias para melhorar as vendas. Mas estamos fazendo de tudo, com todos os cuidados”, comenta Victor, vendedor da Hering.


Por outro lado, é em clima de alta nas vendas, que São João del-Rei encerra a semana em alta também nos números de coronavírus. De acordo com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE/UFSJ), o município enfrenta uma das piores médias de contágio pelo vírus desde o início da pandemia e chega a um total de 1.034 casos confirmados, até o fechamento do Informativo, na quarta (25).
Recomendações
Antes de sair às compras, recomenda-se o cuidado com a saúde, o uso de máscaras na rua e dentro das lojas e o uso constante de álcool gel. Para além da saúde, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) também recomenda atenção nas compras, preferência pelo pagamento à vista a fim de evitar os juros abusivos e pesquisa prévia dos produtos.

